Suplicy propõe que governo estabeleça meta para implantação do programa — Rádio Senado

Suplicy propõe que governo estabeleça meta para implantação do programa

LOC: MINISTRA DO PLANEJAMENTO PROMETE ESTUDAR SUGESTÃO DE EDUARDO SUPLICY PARA QUE O GOVERNO FAÇA TRANSIÇÃO DO BOLSA FAMÍLIA PARA O RENDA BÁSICA DE CIDADANIA.
 
LOC: O DIÁLOGO ACONTECEU DURANTE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS. REPÓRTER NILO BAIRROS:
 
(Repórter) O senador Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo, propôs à ministra do Planejamento, Miriam Belchior, que o governo forme uma comissão para que, dentro de um prazo a ser definido pela própria ministra, se estabeleça uma meta para a implantação do programa de Renda Básica de Cidadania. Eduardo Suplicy explicou que o objetivo dessa comissão seria planejar a substituição gradual de um programa por outro.

(Eduardo Suplicy) Uma possível transição do programa Bolsa Família para o direito de toda e qualquer pessoa, não importa sua origem, raça, sexo, idade, condição civil ou mesmo sócio-econômica de participarmos todos da riqueza comum de nossa nação, através de uma renda que, na medida do possível, um dia, com o progresso da nação, seja suficiente para as necessidades vitais de cada um.
 
(Repórter) A lei que criou o Programa Renda Básica de Cidadania foi sancionada pelo então presidente Lula em janeiro de 2004, mas, como diz o próprio texto da lei, sua implantação deve ser gradual. Miriam Belchior admitiu estudar o assunto no Ministério do Planejamento, mas destacou que o governo vem adotando medidas inspiradas nos princípios do projeto de autoria do senador.
 
( Miriam Belchior) Eu acredito que as medidas que a presidenta Dilma Rousseff adotou com o Brasil Carinhoso são mais um passo nessa direção que o senhor coloca (sem dúvida) exatamente porque garante a todo mundo uma renda mínima, ainda com o corte que é possível nesse momento, mas como a presidenta diz, é só o começo. 

(Repórter) De acordo com a lei, todo cidadão, brasileiro ou estrangeiro, residente no país há mais de cinco anos tem direito a um benefício em dinheiro que satisfaça as necessidades mínimas com alimentação, educação e saúde.
05/06/2013, 02h43 - ATUALIZADO EM 05/06/2013, 02h43
Duração de áudio: 01:46
Ao vivo
00:0000:00