CAE aprova dedução no IR de gastos com livros técnicos — Rádio Senado

CAE aprova dedução no IR de gastos com livros técnicos

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS APROVOU A POSSIBILIDADE DE DEDUÇÃO NO IMPOSTO DE RENDA DE GASTOS COM LIVROS TÉCNICOS DIRETAMENTE LIGADOS À ÁREA PROFISSIONAL DO CONTRIBUINTE.  

LOC: A CAE TAMBÉM APROVOU A DEDUÇÃO DE MEDICAMENTOS PARA APOSENTADOS E PENSIONISTAS QUE GANHEM MENOS DE SEIS SALÁRIOS MÍNIMOS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

(Repórter) A dedução de despesas com livros técnicos no imposto de renda foi proposta pelo senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá. Ele lembrou que o governo vem reduzindo impostos de vários bens de consumo, como automóveis. Mas, lamenta Randolfe, nada foi feito em relação à educação. 

(Randolfe Rodrigues) essa desoneração que estamos fazendo pela livro técnico é uma desoneração pela educação. Ou seja, não é renúncia fiscal, não é redução da carga tributária do estado, é investimento. Qualquer coisa que signifique mais investimentos em aquisição de livros, mais investimentos em educação, não é gasto público, é investimento. 

(Repórter) O projeto também autoriza a dedução de despesas com livros didáticos. Já a possibilidade de aposentados e pensionistas que ganham menos de 6 salários mínimos abaterem do imposto de renda os gastos com medicamentos foi uma sugestão do senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul. O relator da proposta, Vital do Rego, senador do PMDB da Paraíba, diz que a atual legislação do imposto de renda precisa ser aprimorada. 

(Vital do Rêgo) Consubstancia em grave injustiça a possibilidade de deduzir do IRPF os gastos com medicamentos utilizados no ambiente hospitalar sem permitir igual benefício seja estendido em relação a dispêndios semelhantes, mas ocorridos antes e depois da internação. 

(Repórter) As duas propostas que ampliam as deduções no imposto de renda seguem para a análise da Câmara dos Deputados.
04/06/2013, 05h23 - ATUALIZADO EM 04/06/2013, 05h23
Duração de áudio: 01:42
Ao vivo
00:0000:00