Ana Amélia comemora lei que define prazo para tratamento de câncer — Rádio Senado

Ana Amélia comemora lei que define prazo para tratamento de câncer

LOC: A SENADORA ANA AMÉLIA, DO PP DO RIO GRANDE DO SUL, COMEMOROU A ENTRADA EM VIGOR DA LEI QUE DEFINE PRAZO DE 60 DIAS PARA QUE OS PACIENTES DIAGNOSTICADOS COM CÂNCER INICIEM TRATAMENTO PELO SUS. 

LOC: SEGUNDO O MINISTÉRIO DA SAÚDE, 80% DOS PACIENTES JÁ SÃO ATENDIDOS DENTRO DESSE PRAZO, MAS HÁ UMA PREOCUPAÇÃO DO GOVERNO QUANTO AOS 20% RESTANTES. REPORTER CELSO CAVALCANTI.  

(Repórter) De acordo com a lei, que entrou em vigor nesta quinta-feira, todos os pacientes que receberem diagnóstico de câncer deverão ser atendidos, para iniciar o tratamento no Sistema Único de Saúde em, no máximo, 60 dias. A nova legislação, aprovada no ano passado pelo Congresso, foi sancionada em novembro pela presidente da República. O Ministério da Saúde estima que, só neste ano, 518 novos casos de câncer sejam diagnosticados no país, e a rapidez no tratamento é considerada fundamental para garantir a sobrevivência dos pacientes. Relatora do projeto durante sua análise no Senado, a senadora Ana Amélia, do PP gaúcho, comemorou em plenário a vigência da lei. 

(Ana Amélia) É uma importante notícia para todos que são obrigados a enfrentar o drama de lidar com essa doença, a segunda que mais mata em todo o mundo, e também aqui no nosso país, atrás apenas das doenças do coração. Sabe-se que quanto mais cedo o câncer for descoberto e tratado maiores as chances de vida do paciente. No SUS esse tempo também é relevante e determinará a eficiência das políticas públicas de saúde no atendimento da população, especialmente aqueles com limitação de renda e sobretudo informações. 

(Repórter) Como forma de apoiar estados e municípios na gestão dos serviços relativos ao tratamento da doença, o Ministério da Saúde anunciou o lançamento do Sistema de Informação do Câncer, um software destinado às secretarias de saúde e que vai reunir dados sobre o histórico e o tratamento de cada paciente.
23/05/2013, 06h39 - ATUALIZADO EM 23/05/2013, 06h39
Duração de áudio: 01:33
Ao vivo
00:0000:00