Comissão adia apresentação do relatório da MP sobre o sistema financeiro — Rádio Senado

Comissão adia apresentação do relatório da MP sobre o sistema financeiro

LOC: A COMISSÃO MISTA ADIOU PARA A TERÇA-FEIRA DA PRÓXIMA SEMANA A APRESENTAÇÃO E A VOTAÇÃO DO RELATÓRIO SOBRE A MEDIDA PROVISÓRIA 608 DE 2013, QUE OBJETIVA DAR MAIOR SEGURANÇA AO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL. 

LOC: O LÍDER DO GOVERNO NO CONGRESSO ESTÁ PREOCUPADO COM O PRAZO PARA A VOTAÇÃO DA MATÉRIA. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: 

(Repórter) A medida provisória 608 estabelece uma série de regras para a atuação dos bancos e instituições financeiras para torná-los mais resistentes às crises internacionais. O texto determina que o Brasil passe a seguir o acordo de Basiléia 3, que assegura aos bancos maior capacidade de absorver eventuais perdas no sistema financeiro. O relator da emepê na Comissão Mista, senador Cássio Cunha Lima, do PSDB da Paraíba, pediu mais tempo para apresentar as suas conclusões e uma nova reunião foi marcada para terça-feira, 28 de maio: 

(Cássio Cunha Lima) claro que uma economia saudável tem que ter obrigatoriamente um sistema financeiro saudável e sólido, e é exatamente isso que nós pretendemos quando da apresentação do nosso relatório da mp 608. 

(Repórter) O adiamento preocupa o líder do governo no Congresso, senador José Pimentel, do PT do Ceará. Ele lembrou a recente decisão do Senado de não analisar medidas provisórias que chegarem à Casa com, no mínimo, sete dias do fim do prazo de validade: (José Pimentel) “Se a medida provisória não chegar aqui pelo menos com sete dias de antecedência, ela não será lida. Nós precisávamos ter um calendário mais ajustado para evitar os transtornos, para que pudesse a câmara votar com tranqüilidade sem atropelos também no senado federal”. 

(Repórter) O presidente da Comissão Mista, deputado Cláudio Puty, do PT do Pará, lembrou que a emepê 608 perde a validade no dia 28 de junho: 

(Claudio Puty) Nós temos para essa medida provisória até o dia 28 de junho para a sua tramitação final no Congresso. Então nós precisamos de uma semana no Senado, tramitação na Câmara, na terça-feira, dia 28 de maio, que é exatamente um mês antes do prazo final que nós temos. 

(Repórter) Depois de aprovada na Comissão Mista, a medida provisória 608 segue para a votação nos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
22/05/2013, 04h45 - ATUALIZADO EM 22/05/2013, 04h45
Duração de áudio: 01:56
Ao vivo
00:0000:00