Subcomissão discute mais investimentos para saúde — Rádio Senado

Subcomissão discute mais investimentos para saúde

LOC: O GOVERNO VAI TER QUE INVESTIR MAIS DINHEIRO NA SAÚDE, QUERENDO OU NÃO.  

LOC: ESTA AFIRMAÇÃO PARTIU DO RELATOR DA COMISSÃO QUE DISCUTE O TEMA, O SENADOR E EX-MINISTRO DA SAÚDE HUMBERTO COSTA. CONFIRA A REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

TÉC: Hoje o Governo investe cerca de 4% do PIB no Sistema Único de Saúde, e os movimentos sociais propõem que este montante chegue a 10%, e que passe a incluir também uma porcentagem dos recursos do pré-sal. Estes e outros temas foram discutidos na primeira reunião da Subcomissão do Senado que discute alternativas para melhorar o financiamento da saúde no Brasil. O relator é o senador e ex-ministro Humberto Costa, do PT de Pernambuco, que acredita que o Governo precisa se abrir e discutir mais esta temática com os congressistas. 

(HUMBERTO COSTA): Já tivemos a oportunidade inclusive de externar a integrantes do Governo que não há hipótese, de neste ano de 2013, nós não termos medidas legislativas que ampliem os recursos para a área da Saúde. E já tivermos a oportunidade de dizer aos membros do Governo: virá com o Governo querendo ou não. Então o Governo precisa sentar-se a alguma mesa juntamente com os parlamentares para que nós possamos construir uma alternativa suportável pras condições orçamentárias. 

(REP): O presidente da subcomissão, senador Paulo Davim do PV do Rio Grande do Norte, apoiou também a proposta de Humberto Costa de criar uma "Lei de Responsabilidade Sanitária", que puniria os gestores políticos da área da Saúde que não cumprissem as metas, como já ocorre hoje com a "Lei de Responsabilidade Fiscal", e explicou por que. 

(PAULO DAVIM): A "Lei de Responsabilidade Sanitária", eu acho que é uma contribuição importante. O que me deixa profundamente inconformado é as indicações de cargos estratégicos na Saúde pra atender apelos políticos, as indicações meramente políticas. Eu duvido que seja indicado pro Banco Central alguém que não domine política econômica. 

(REP): A Subcomissão volta a se reunir na quinta-feira da semana que vem, quando este tema será discutido com representantes dos Planos de Saúde.
16/05/2013, 02h28 - ATUALIZADO EM 16/05/2013, 02h28
Duração de áudio: 01:56
Ao vivo
00:0000:00