Ministro da Justiça anuncia ações para reduzir violência — Rádio Senado

Ministro da Justiça anuncia ações para reduzir violência

LOC: O MINISTRO DA JUSTIÇA ANUNCIOU NESTA QUARTA-FEIRA UMA SÉRIE DE AÇÕES DO GOVERNO PARA TENTAR REDUZIR A VIOLÊNCIA E IMPEDIR A CRIMINALIDADE. ENTRE ELAS, A CONSTRUÇÃO DE 40 MIL NOVAS VAGAS EM CADEIAS PÚBLICAS PARA PRESOS TEMPORÁRIOS.  

LOC: DURANTE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA, O SENADOR ALOYSIO NUNES FERREIRA LAMENTOU A SITUAÇÃO DO SISTEMA PENITENCIÁRIO NO PAÍS. REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

TÉC: O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo listou uma série de ações do governo para reduzir a violência, impedir a impunidade e melhorar a segurança pública. Entre elas, programas para diminuir a criminalidade violenta, combater o tráfico de pessoas e o uso de drogas e permitir uma maior interação entre os estados e municípios com o governo federal. Também destacou o Plano Estratégico de Fronteiras, com medidas de repressão e de inteligência para patrulhar os 17 mil quilômetros de nossa fronteira. O ministro também explicou que o governo está se preparando para garantir a segurança nos grandes eventos internacionais que o país vai organizar a partir deste ano, como a Copa das Confederações e a visita do Papa na Jornada Mundial da Juventude. Eduardo Cardozo ainda garantiu que até o final de 2014 o governo vai investir mais de um bilhão de reais na construção de novos presídios e na criação de 40 mil novas vagas nas cadeias para presos provisórios. 

(Cardozo) A melhoria das condições prisionais é de fundamental importância para que nós possamos inclusive não só atender a pressupostos de direitos humanos, como é devido e correto, mas também combater a violência nas ruas. Por isso, esta questão da melhoria do sistema prisional ela é chave para o sistema da segurança pública. 

(REPÓRTER) Durante o debate, os parlamentares justificaram que a violência é uma das principais preocupações da população. O senador Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB de São Paulo, que também foi ministro da Justiça, lamentou a situação carcerária no país e pediu mais investimentos na construção de presídios. 

(Nunes) O fato é que nós temos no Brasil hoje quatro presídios federais. Mas é muito pouco, são duzentas vagas cada um, para o Brasil inteiro. O que eu posso constatar, é que o governo não tem dada efeitiva prioridade para este tema. 

(REPÓRTER) O ministro da Justiça elogiou o empenho do Congresso Nacional na aprovação do Sistema Nacional de Segurança Pública, prisional e sobre drogas. Segundo Cardozo, o banco de dados com informações como o registro de armas; mandados de prisão e tráfico de crack vai garantir estatísticas mais confiáveis sobre a violência no Brasil e melhorar a segurança pública.
15/05/2013, 02h08 - ATUALIZADO EM 15/05/2013, 02h08
Duração de áudio: 02:28
Ao vivo
00:0000:00