Maioria da população apoia PEC das Domésticas e medidas do Senado — Rádio Senado

Maioria da população apoia PEC das Domésticas e medidas do Senado

LOC: 80% DOS BRASILEIROS APROVAM PEC DAS DOMÉSTICAS E MEDIDAS DE ECONOMIA E TRANSPARÊNCIA ADOTADAS PELO SENADO. 

LOC: É O QUE DIZ PESQUISA REALIZADA PELO DATASENADO, SERVIÇO DO SENADO FEDERAL RESPONSÁVEL PELO MONITORAMENTO DA OPINIÃO PÚBLICA. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: A pesquisa revelou que mais de 95% da população brasileira sabe da promulgação da PEC das Domésticas. E que 8 em cada 10 aprovam a medida. O DataSenado investigou também a opinião nacional sobre medidas adotadas pela nova Mesa Diretora do Senado com o objetivo de gerar economia e fortalecer a transparência na instituição. A média de aprovação foi de 81%. Dentre os temas pesquisados, estão: a redução de gastos com contratos de terceirização, o corte de cargos de chefia, a criação do Conselho de Transparência com participação de membros da sociedade civil, e a transferência de médicos do Senado para atender a população em hospitais públicos. O senador Vital do Rego, do PMDB da Paraíba, acredita que as medidas vão muito além da redução de despesas da casa e por isso ganharam o apoio da sociedade brasileira. 

(Vital do Rego) não é buscar apenas a diminuição da despesa, não é buscar apenas a redução do gasto. é procurar ao mesmo tempo que reduz, aumentar a eficiência, melhorar a transparência e dar modernidade aos nossos trabalhos. 

(REP): Nesse sentido, o senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, elogiou as medidas, mas aproveitou para sugerir mudanças no funcionamento do senado. Para ele, o plenário deveria se reunir uma semana inteira para votar as matérias, de segunda a sexta-feira. Depois disso, os senadores estariam liberados para visitar as suas bases. 

(Cristovam Buarque) se temos sessão de segunda a sexta, e uma semana inteira para ficar com as bases, pode resolver. talvez não precise esse picadinho e que é muito desgastante, eu tenho pena, ficaria mais barato e também reduziria o custo. 

(REP): O Datasenado entrevistou mil duzentas e vinte e duas pessoas, entre os dias 16 e 30 de abril.
10/05/2013, 12h47 - ATUALIZADO EM 10/05/2013, 12h47
Duração de áudio: 01:49
Ao vivo
00:0000:00