Renan destaca série de medidas para garantir mais transparência ao Senado — Rádio Senado

Renan destaca série de medidas para garantir mais transparência ao Senado

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO APRESENTOU, NESTA QUINTA-FEIRA, UM BALANÇO DOS PRIMEIROS CEM DIAS DE GESTÃO DA ATUAL MESA DIRETORA DA CASA, A SEREM COMPLETADOS NO PRÓXIMO SÁBADO.  

LOC: RENAN CALHEIROS DESTACOU UMA SÉRIE DE MEDIDAS ADMINISTRATIVAS PARA GARANTIR MAIS TRANSPARÊNCIA E EFICIÊNCIA AO SENADO FEDERAL, ALÉM DE UMA ECONOMIA SUPERIOR A 300 MILHÕES DE REAIS NO BIÊNIO 2013-2014. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI.  

(Repórter) A atual Mesa Diretora tomou posse no início de fevereiro, e desde então, várias decisões foram adotadas visando à melhoria administrativa da Casa, como lembrou o senador Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas. 

(Renan Calheiros) A nova direção do Senado Federal no intuito de aproximar ainda mais a instituição da sociedade, vem pautando seus trabalhos em três conceitos obrigatórios a qualquer poder público: economia, transparência e eficiência. 

(Repórter) Entre as medidas citadas pelo presidente do Senado estão a extinção de cento e uma funções comissionadas de assistente técnico nos gabinetes parlamentares, de lideranças e de membros da Mesa Diretora, e a eliminação de mais de 500 cargos de chefia e assessoramento em todo o Senado Federal. Foi implantada, ainda, a jornada corrida de 7h para os servidores, medida que contribui para evitar o pagamento de horas extras. O volume de impressos na gráfica também sofreu diminuição substancial. Renan Calheiros citou, ainda, o fim do atendimento interno médico-hospitalar, com a cessão de servidores e a doação de equipamentos para o governo do Distrito Federal. 

(Renan Calheiros) Foram mais de 300 equipamentos, muitos desses equipamentos sequer tinham sido usados. 

(Repórter) A estimativa é que, apenas com as medidas tomadas até agora, o Senado atinja uma economia de 302 milhões de reais neste e no próximo ano. Esse valor, segundo Renan Calheiros, será doado a programas sociais. 

(Renan Calheiros) Ao final de cada ano nós vamos fazer um cheque das economias do Senado Federal e vamos reverter essas economias para os programas sociais que serão especificados pelo plenário do Senado Federal. 

(Repórter) Entre as ações voltadas a ampliar a transparência e o controle no Senado, Renan Calheiros citou o projeto de criação de um CNPJ para cada gabinete de senador, o que viabilizará uma conta específica para depósito das verbas indenizatórias referentes ao mandato. 

(Renan Calheiros) O que assegurará do ponto de vista da despesa do senador, sem dúvida nenhuma, maior transparência. 

(Repórter) O senador Renan Calheiros lembrou que uma pesquisa do Instituto DataSenado ouviu 1.200 pessoas entre os 16 e 30 de abril, e a média de aprovação dos entrevistados quanto às medidas administrativas tomadas pela Mesa Diretora foi superior a 80%.
09/05/2013, 07h18 - ATUALIZADO EM 09/05/2013, 07h18
Duração de áudio: 02:24
Ao vivo
00:0000:00