Aprovada complementação da renda dos beneficiados pelo Bolsa-Família — Rádio Senado

Aprovada complementação da renda dos beneficiados pelo Bolsa-Família

LOC: O SENADO APROVOU, NESTA QUARTA-FEIRA, A MEDIDA PROVISÓRIA QUE COMPLEMENTA A RENDA DOS BENEFICIADOS PELO BOLSA-FAMÍLIA 

LOC: TAMBÉM FOI APROVADA EM PLENÁRIO A EMEPÊ QUE PRORROGOU CONTRATOS TEMPORÁRIOS NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO E DE SEGURANÇA DA AMAZÔNIA. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI. 

(Repórter) O Programa Brasil Carinhoso complementa os recursos recebidos por famílias que, mesmo cadastradas no Bolsa Família, tenham renda per capita mensal inferior a 70 reais. Originalmente eram atendidas as famílias com crianças até os seis anos de idade. Com a medida provisória 590, o governo ampliou esse atendimento para aquelas com filhos de zero a 15 anos. E durante a análise no Congresso, a complementação financeira foi estendida para todas as famílias com renda per capita menor que 70 reais. O relator da matéria, senador Sérgio Souza, do PMDB do Paraná, citou estimativas de aumento dos beneficiários do Brasil Carinhoso para defender a aprovação da MP. 

(Sérgio Souza) A proposta possui grande potencial para redução da extrema pobreza nas famílias que possuem crianças e adolescentes. E também no conjunto total de famílias brasileiras extremamente pobres. Salta-se para uma estimativa de beneficiar 5,6 milhões de crianças entre 0 e 10 anos. E 8,8 milhões de crianças e adolescentes com idade entre 0 e 15 anos. 

(Repórter) A aprovação da MP contou com o apoio da oposição. Mas o líder do Democratas, senador José Agripino, do Rio Grande do Norte, reclamou do fato de o texto ter chegado ao Senado somente na terça-feira, um dia antes de sua votação em plenário. 

(José Agripino) Nós jamais iríamos dificultar a vida de brasileiros, principalmente dos mais pobres. Agora, há um reparo: essa medida provisória tramitou por um tempo excessivamente elástico na Câmara dos Deputados, e está sendo votada com aquiescência do PSDB, Democratas, da minoria em si, numa homenagem aos mais pobres. Agora, que isso não se repita. 

(Repórter) A segunda medida provisória aprovada nesta quarta-feira foi a 602, que prorrogou até o final de junho contratos temporários de trabalho no Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, Censipam, e no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, o FNDE. Essa MP teve como relator o senador Aníbal Diniz, do PT do Acre.  

LOC: E O SENADO TAMBÉM APROVOU, NESTA QUARTA-FEIRA, A INSTITUIÇÃO DO DIA NACIONAL DOS AGENTES DE AUTORIDADE DE TRÂNSITO, E DO DIA NACIONAL DO ENGENHEIRO DE PESCA, A SEREM CELEBRADOS, RESPECTIVAMENTE, EM 23 DE SETEMBRO E EM 14 DE DEZEMBRO.  

LOC: NA MESMA SESSÃO OS SENADORES APROVARAM AS INDICAÇÕES DE VÁRIAS AUTORIDADES, ENTRE ELAS NOVOS INTEGRANTES DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, DA AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS E DO CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO. 

LOC: TAMBÉM FORAM APROVADOS OS NOMES DOS NOVOS EMBAIXADORES DO BRASIL NA GRÉCIA, NO AZERBAIJÃO, NA COLÔMBIA, NA TUNÍSIA, E NA ILHA CARIBENHA DE SÃO CRISTOVÃO E NEVES.  

LOC: E AINDA NESTA QUARTA-FEIRA O PLENÁRIO DO SENADO APROVOU A CRIAÇÃO DOS GRUPOS PARLAMENTARES BRASIL-DINAMARCA E BRASIL-SÉRVIA.
08/05/2013, 09h07 - ATUALIZADO EM 08/05/2013, 09h07
Duração de áudio: 02:11
Ao vivo
00:0000:00