Congresso faz sessão solene para comemorar seus 190 anos de instalação — Rádio Senado

Congresso faz sessão solene para comemorar seus 190 anos de instalação

LOC: UMA SESSÃO SOLENE COMEMOROU NESTA TERÇA-FEIRA OS 190 ANOS DO PARLAMENTO BRASILEIRO. EM 3 DE MAIO DE 1823 FOI INSTALADA A ASSEMBLEIA GERAL, CONSTITUINTE E LEGISLATIVA DO IMPÉRIO NO BRASIL. 

LOC: PARA O PRESIDENTE DO CONGRESSO, O PARLAMENTO ABERTO É O MAIOR SINAL DE UMA DEMOCRACIA EM FUNCIONAMENTO. AS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER JEFFERSON DALMORO. 

(REPÓRTER) O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, do PMDB do Rio Grande do Norte, fez um relato histórico dos 190 anos do Parlamento. Alves lembrou a participação do Congresso Nacional em momentos importantes da história brasileira, como o suicídio de Getúlio Vargas, a discussão e votação das constituições, o Golpe de 1964, a retomada da democracia nos anos 80, além da votação de projetos como a Lei da Ficha Limpa e a garantia de direitos aos brasileiros. Alves destacou o papel fundamental do Congresso na democracia e a necessidade de melhorar cada vez mais. Alves – Constatamos que o Parlamento Nacional completa 190 anos de existência tão atuante, reconhecido e valorizado pela sociedade brasileira. Mas não perdemos de vista que para continuar a exercer o papel de esteio da democracia brasileira, precisamos estamos em processo de contínuo aperfeiçoamento pautando nossa atividade pelas reais demandas da sociedade, abrindo as portas para a efetiva participação da população. A excelência da atuação do Parlamento e do fortalecimento da democracia por ela assegurado é o maior legado que poderemos deixar para as futuras gerações de brasileiros. 

(REPÓRTER) O presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, destacou que o Parlamento aberto é o maior sinal de uma democracia em funcionamento. Renan reiterou o compromisso do Congresso de atender às expectativas da sociedade brasileira e de manter o equilíbrio entre os poderes, afirmando que nem a Câmara nem o Senado vão entrar em assuntos que dizem respeito ao Executivo ou ao Judiciário. O presidente ainda afirmou que o Congresso é de extrema importância para o país, pois é o local onde estão os representantes da população brasileira eleitos direta e livremente. Renan – Que essa breve rememoração das vicissitudes do Congresso Nacional sirva para refletirmos sobre a sua importância para a vida do país, para ressaltarmos quão nobre é a sua missão. Sem o pleno funcionamento do Congresso Nacional, haveria muito mais injustiça social. O Congresso sempre refletiu o clamor pela justiça. Congratulo-me neste dia pela instituição do Congresso Nacional brasileiro a quem todos os cidadãos devem valorizar como a mais legítima casa do povo desta Nação. 

(REPÓRTER) Renan Calheiros anunciou ainda a disponibilização de discursos históricos do Senado para tablets e celulares. Os interessados podem baixar os e-books com os textos nas lojas de aplicativos para esses aparelhos. Autor do requerimento para a realização da Sessão, o deputado federal Alessandro Molon, do PT do Rio de Janeiro, também ressaltou a importância do parlamento para a democracia. Molon afirmou que é necessário um ativismo parlamentar para evitar que outros poderes tomem decisões que cabem ao Congresso. Molon – Quanto mais próximos conseguirmos estar do povo, mais representantes seremos desse povo, mais legítimos representantes seremos desse povo. Essa é, a meu ver, a via mais segura para o fortalecimento do nosso poder, inclusive frente aos demais poderes. A meu ver, a maneira mais eficaz de reagir a qualquer ativismo de outro poder é o ativismo parlamentar. É o parlamento afirmar, pela sua ação, pela sua proximidade com os representados, a sua força. 

(REPÓRTER) A sessão solene do Congresso Nacional faz parte das comemorações dos 190 anos do Parlamento que terá, ao longo do ano, diversas outras atividades como exposições, seminário e la
07/05/2013, 01h36 - ATUALIZADO EM 07/05/2013, 01h36
Duração de áudio: 03:36
Ao vivo
00:0000:00