CCT vai acompanhar implantação da internet 4G nas cidades-sede da Copa — Rádio Senado

CCT vai acompanhar implantação da internet 4G nas cidades-sede da Copa

LOC: A IMPLANTAÇÃO DO SERVIÇO DE TELEFONIA 4G NAS CIDADES-SEDE DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES VAI SER ACOMPANHADA PELA COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. 

LOC: DURANTE AUDIÊNCIA PUBLICA NESTA TERÇA-FEIRA, O PRESIDENTE DA ANATEL AFIRMOU QUE VAI APRESENTAR AOS SENADORES OS DADOS DO PRIMEIRO MÊS DE FUNCIONAMENTO DO SERVIÇO EM SEIS CIDADES. OS DETALHES COM ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC: O presidente da Anatel, João Batista Rezende, falou aos senadores sobre novidades na estrutura da agência, avanços tecnológicos e o serviço de celular 4G. Os maiores desafios da agência são regulamentar a convergência de tecnologias de voz, vídeo e dados principalmente para os celulares e incentivar a infraestrutura para aumentar a capacidade de transmissão de dados, como a ampliação das redes de fibra ótica dentro do território nacional. Sobre os grandes eventos esportivos internacionais, João Batista Rezende explicou que desde o dia 2 de maio as cidades que vão sediar a Copa das Confederações contam com internet de quarta geração, o 4G, e a monitoria do serviço é de responsabilidade da Anatel.  

(João Batista Rezende) Com os equipamentos, podemos conseguir ver onde as redes estão com mais deficiência, onde há gargalos, e exigir que as empresas façam investimentos para melhorar essa questão. Depois que chega no usuário, já é tarde. Nesse sentido, estamos buscando, de alguma maneira, melhorar o processo de fiscalização através desses sistemas que estamos acompanhando nos grandes eventos.

(REPÓRTER) João batista Rezende assumiu o compromisso de voltar ao Senado para uma avaliação sobre o primeiro mês de funcionamento do serviço 4G nas cidades que terão a Copa das Confederações. O senador Sergio Petecão, do PSD do Acre, pediu detalhes sobre a expansão da rede de internet banda larga para os municípios isolados da região amazônica. 

(Sergio Petecão) A metodologia que a Anatel vai estabelecer porque esse municípios estão praticamente isolados, mas são pessoas que não podem ser excluídas desse benefício, gostaria de saber como a Anatel vai proceder pra esse povo não ser um povo excluído 

(REPÓRTER) O presidente da Anatel informou que até 2015 as empresas de telefonia terão que fazer a inclusão destes municípios na internet de banda larga, e uma das opções tecnológicas é o uso de satélites. As seis capitais que já contam com o serviço de telefonia 4G são Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador.
07/05/2013, 01h14 - ATUALIZADO EM 07/05/2013, 01h14
Duração de áudio: 02:09
Ao vivo
00:0000:00