CAS vai pedir que Senado vote projeto que anistia demitidos dos Correios — Rádio Senado

CAS vai pedir que Senado vote projeto que anistia demitidos dos Correios

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS VAI SOLICITAR FORMALMENTE QUE O SENADO VOTE COM RAPIDEZ O PROJETO QUE ANISTIA QUEM FOI DEMITIDO DOS CORREIOS POR FAZER GREVE.  

LOC: A PROPOSTA QUE GARANTE O DIREITO AOS TRABALHADORES QUE CRUZARAM OS BRAÇOS ENTRE 1988 E 2006 FOI DEBATIDA NESTA TERÇA-FEIRA PELO COLEGIADO. A REPORTAGEM É DE SERGIO VIEIRA. 

TÉC: Já foi aprovado pela Câmara e aguarda, desde 2009, a votação pelo plenário do Senado, o projeto que aumenta o período de abrangência para que os Correios também anistiem quem foi demitido durante movimentos de greve. A proposta inclui todos os trabalhadores que foram dispensados nesta situação entre 1988 e 2006. A Comissão de Assuntos Sociais do Senado se reuniu com sindicalistas e representantes do Governo para discutir o assunto, e a decisão foi que solicite formalmente ao Colégio de Líderes que vote, o mais rápido possível, o texto, como explicou o presidente do colegiado, senador Waldemir Moka, do PMDB do Mato Grosso do Sul. 

(WALDEMIR MOKA): Procurarmos os Líderes, vou encaminhar à Mesa do Senado a agilidade e a brevidade na pauta deste projeto de Lei. A hora que pautar o próprio Correio vai vir pra conversar. Vocês sabem como é que isto funciona. Este é o encaminhamento objetivo e prático para quem quer realmente uma solução. 

(REPÓRTER): O relator, senador Inácio Arruda, do PC do B do Ceará, acredita que o acordo pode ser alcançado com rapidez, pois o impacto nas contas públicas será mínimo. 

(INACIO ARRUDA): É impressionante como ainda não foi resolvido. O impacto possível, porque às vezes vem, vamos dizer que vai causar um impacto de trilhões nas contas do Estado. Não, o impacto é mínimo. Mínimo, mínimo, mínimo. Os Correios nem perceberá que ocorreu a aprovação desta Lei. 

(REPÓRTER): Se aprovado pelo plenário no Senado, faltará apenas a sanção da presidente Dilma Rousseff para que os Correios possam anistiar quem foi demitido por fazer greve.
07/05/2013, 12h34 - ATUALIZADO EM 07/05/2013, 12h34
Duração de áudio: 01:44
Ao vivo
00:0000:00