Senado pode votar projeto que regulamenta negócios entre Brasil e Uruguai — Rádio Senado

Senado pode votar projeto que regulamenta negócios entre Brasil e Uruguai

LOC: O PLENÁRIO DO SENADO PODE VOTAR O PROJETO DE LEI QUE AUTORIZA OS EMPRESÁRIOS BRASILEIROS QUE FIZEREM NEGÓCIOS COM URUGUAI A RECEBER EM REAL. 

LOC: MAS, ANTES, OS SENADORES TERÃO QUE ANALISAR A MEDIDA PROVISÓRIA 602, COMO INFORMA O REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: 

(Repórter) A MP 602 prorroga até o dia 30 de junho os contratos de 37 funcionários temporários do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, o Censipam, e de 61 funcionários do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, o FNDE. A medida provisória 602 tem prioridade de votação. Se a pauta for liberada, os senadores poderão analisar o projeto de lei que inclui o Uruguai no Sistema de Pagamentos em Moeda Legal, que já é usado nas relações comerciais entre o Brasil e a Argentina. Esse sistema permite que o exportador brasileiro estipule o preço de venda em real, e não em dólar, peso ou outra moeda sujeita a variações. O senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, explicou que a proposta evita surpresas desagradáveis: 

(Humberto Costa) Ao fixar o valor das operações internacionais em moeda local, o exportador evita os riscos associados a variações das taxas de câmbio entre o momento do fechamento do contrato e o momento da liquidação da operação. 

(Repórter) O projeto autoriza o Banco Central a abrir uma linha de crédito para o Sistema de Pagamentos em Moeda Legal de 40 milhões de dólares para as operações com o Uruguai. Com a Argentina, o limite é de 120 milhões de dólares. Outra proposta que pode ser votada pelo plenário é a que cria a Universidade Federal do Sul da Bahia, com campi em três cidades: Porto Seguro, Teixeira de Freitas e Itabuna, onde também vai funcionar a sede da instituição. O senador Walter Pinheiro, do PT da Bahia, pediu agilidade na aprovação dessa matéria: 

(Walter Pinheiro) “Não é por mera pressa, mas é pela condição inclusive de viabilizar para aquele povo no sul e no extremo sul a oportunidade de a universidade começar a funcionar em 2014, esse processo está desde o ano passado.” 

(Repórter) Os senadores podem votar ainda uma série de outros projetos, entre eles, o que cria o Funcaju, que prevê a modernização da agroindústria do caju, o aumento da produtividade e das exportações e uma política de preços que garanta remuneração justa aos produtores da fruta.
26/04/2013, 03h39 - ATUALIZADO EM 26/04/2013, 03h39
Duração de áudio: 02:09
Ao Vivo

Não é usuário? Cadastre-se.

Ao vivo
00:0000:00