Comissão quer informações do Bacen sobre dívidas de produtores rurais — Rádio Senado

Comissão quer informações do Bacen sobre dívidas de produtores rurais

LOC: A COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA QUER INFORMAÇÕES DO BANCO CENTRAL SOBRE AS DÍVIDAS DE PRODUTORES RURAIS.
 
LOC: E VAI FAZER AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR AS DIFICULDADES QUE OS PRODUTORES ENCONTRAM PARA ESCOAR A PRODUÇÃO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

(Repórter) O pedido de informações ao Banco Central foi proposto pelo presidente da Comissão de Agricultura, Benedito de Lira, do PP de Alagoas. O senador diz que o Banco Central é quem tem todas as informações sobre as dívidas de pequenos e médios produtores do País. Aliás, algo que segundo Benedito, nem mesmo os devedores sabem.

(Benedito de Lira) Porque a única pessoa que não sabe a evolução de sua dívida é o devedor. O Governo Federal, a União, realmente comprou a dívida ao Banco do Brasil e o Banco do Brasil passou a cobrar e a executar os pequenos produtores do brasil. Então é preciso que a gente saiba exatamente o que está acontecendo com o volume dessas dívidas.
 
(Repórter) A comissão também aprovou a realização de uma audiência pública para discutir o planejamento logístico integrado ao agronegócio. Acir Gurgacz, senador do PDT de Rondônia, diz que a falta de planejamento produz situações absurdas, como na BR 429, em seu estado.

(Acir Gurgacz) Houve uma licitação para o asfaltamento dessa br. Mas deixaram de fora as pontes. Imaginemos nós. A estrada foi feita o asfalto, o asfalto novo e deve ter 15 ou 16 pontes que não estão no eixo da BR. Acidentes, senador Moka, que o motorista que não conhece está num asfalto bom, de qualidade e quando chega acaba o asfalto, cai no rio. Porque não tem ponte, tem um desvio. 

(Repórter) Outros dois pedidos de audiência pública foram aprovados: um, para discutir a política do café e outro sobre a assistência técnica e extensão rural para a agricultura familiar. Os debates ainda não tem data marcada.
25/04/2013, 12h41 - ATUALIZADO EM 25/04/2013, 12h41
Duração de áudio: 01:44
Ao vivo
00:0000:00