Comissão quer discutir situação dos corintianos presos na Bolívia — Rádio Senado

Comissão quer discutir situação dos corintianos presos na Bolívia

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES QUER DISCUTIR A SITUAÇÃO DOS CORINTIANOS PRESOS NA BOLÍVIA COM O EMBAIXADOR DESTE PAÍS NO BRASIL.

LOC: NA PAUTA TAMBÉM A CONCESSÃO DE UM ASILO POLITICO PARA UM SENADOR QUE FAZ OPOSIÇÃO A EVO MORALES. REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA.
 
(Repórter) A Comissão de Relações Exteriores aprovou o pedido dos senadores Alvaro Dias, do PSDB do Paraná, e Jarbas Vasconcellos, do PMDB de Pernambuco, para que seja realizada uma audiência com o embaixador da Bolívia no Brasil, Jerjes Talavera. Na pauta, a busca de soluções para a situação dos 12 corintianos presos em Oruro após a partida San José e Corinthians pela "Taça Libertadores da América" no dia 20 de fevereiro. Eles foram presos pela polícia sob a alegação de envolvimento na morte de Kevin Espada, de 14 anos, atingido por um sinalizador disparado pela torcida brasileira. Mas investigações posteriores indicam que o artefato foi disparado por um menor de idade que conseguiu voltar para o Brasil, e que cinco dos 12 presos nem sequer estavam no estádio no momento da tragédia. Por isso a defesa judicial destes torcedores alega que na prática eles estão seqüestrados. Diplomatas brasileiros que visitaram os torcedores comprovaram que seis deles estavam em um porão, e todos vem sofrendo pela falta de higiene e maus-tratos, que já provocaram problemas como micose, infecções, gastrite e queimaduras. O pedido para a reunião com o embaixador da Bolívia foi lido pelo presidente da Comissão, senador Ricardo Ferraço do PMDB do Espírito Santo, e também inclui na pauta a situação do senador boliviano Roger Pinto, há um ano morando na embaixada brasileira em La Paz depois que disse que membros do governo de Evo Morales estariam envolvidos com o narcotráfico.
 
(Ricardo Ferraço) Para prestar informações sobre a situação dos torcedores brasileiros mantidos presos naquele país há 2 meses. E sobre as tratativas em curso entre os governos da Bolívia e do Brasil em torno do Salvo-Conduto a ser concedido pelo sr. senador Roger Pinto, asilado na embaixada brasileira em La Paz. 

(Repórter) A data para o encontro deverá ser agendada em comum acordo com a Embaixada da Bolívia no Brasil.
25/04/2013, 05h03 - ATUALIZADO EM 25/04/2013, 05h03
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00