CI aprova relatório que recomenda modernização da aviação no Brasil — Rádio Senado

CI aprova relatório que recomenda modernização da aviação no Brasil

LOC: A COMISSÃO DE INFRA-ESTRUTURA APROVA O RELATÓRIO QUE RECOMENDA A MODERNIZAÇÃO DE TODO O SETOR DE AVIAÇÃO NO BRASIL.  

LOC: COMO SOLUÇÃO PARA OS GRANDES PROBLEMAS DETECTADOS, O TRABALHO RECOMENDA O FORTALECIMENTO DA AVIAÇÃO REGIONAL E A REDUÇÃO NOS IMPOSTOS PARA OS COMBUSTÍVEIS. REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

TEC: O Relatório foi elaborado pelo senador Vital do Rego do PMDB da Paraíba, e propõe entre outras medidas uma maior abertura no setor da aviação e de sua infra-estrutura para os investimentos privados, tanto nacionais quanto estrangeiros. Também com o foco na modernização e principalmente na melhoria dos serviços para os milhões de usuários, o Relatório aponta tanto para a Câmara quanto para o Senado a aprovação de uma série de projetos, todos inclusive já em análise. Também são apontadas políticas públicas para diversos órgãos com responsabilidades neste setor, tendo como destaque o fortalecimento da aviação regional. O Brasil, um país de dimensões continentais, tem hoje o mercado dominado por 2 grandes empresas. Os Estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste são os mais afetados, como citou o senador Walter Pinheiro do PT em relação por exemplo ao seu Estado, a Bahia, por isso cobra mais investimentos e uma abertura maior de mercado. 

(WALTER PINHEIRO): Das principais cidades nos nossos Estados, cidades que são pólos regionais. Agora no sábado eu vou à cidade de Guanambi, um pólo importante de ferrovia, de mineração e o aeroporto tá fechado. A cidade de Paulo Afonso que abriga a principal atividade da CHESF, a geração de energia, o aeroporto tá lá bonito mas não pousa avião. A cidade de Feira de Santana, que é a segunda cidade do Estado da Bahia, não tem aeroporto. 

(REP): Outra importante ação é a proposta de criação no Senado de uma Comissão de Especialistas para a modernização do Código de Aeronáutica, desde 1986 sem qualquer atualização. Este Relatório também aponta uma série de desonerações nos Impostos que atingem os combustíveis para os aviões, um dos fatores que mais tem contribuído para o recente aumento no preço das passagens. O Relatório será enviado também para o Ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, que esteve no Senado na semana passada e elogiou os trabalhos, afirmando que será distribuído para os órgãos de gestão deste setor como um relevante subsídio, por apontar novos rumos e mudanças de paradigmas numa área que precisa passar por profundas mudanças.
24/04/2013, 12h57 - ATUALIZADO EM 24/04/2013, 12h57
Duração de áudio: 02:19
Ao vivo
00:0000:00