Senado comemora os 40 anos da Embrapa em sessão especial — Rádio Senado

Senado comemora os 40 anos da Embrapa em sessão especial

LOC: O SENADO HOMENAGEOU NA MANHÃ DE HOJE A EMBRAPA, QUE COMPLETA 40 ANOS NESTA SEMANA. 

LOC: EM SESSÃO ESPECIAL, OS SENADORES DESTACARAM A IMPORTÂNCIA DA EMPRESA PARA O SUCESSO DA AGRICULTURA BRASILEIRA. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: Criada em 26 de abril de 1973, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária é responsável pelo País sair de uma situação de insegurança alimentar para se tornar uma potência agropecuária mundial. Foi o que afirmou a senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, que pediu uma sessão especial no plenário para homenagear a Embrapa. Para ela, os desafios futuros dos pesquisadores serão aplicar as regras do recém-criado Código Florestal às necessidades do País, com foco na sustentabilidade, na agricultura orgânica, na biotecnologia e na energia renovável. Ana Amélia lembrou que das 47 unidades da Embrapa em todo o País, quatro ficam em seu estado: Clima Temperado, Pecuária Sul, a Embrapa Trigo e a Embrapa Uva e Vinho. 

(Ana Amélia) São quatro setores estratégicos da economia gaúcha e do nosso País que apresentaram saltos de desempenho desde a intervenção do capital intelectual da Embrapa. No caso do vinho especificamente, o Brasil está conquistando, apesar da concorrência no Mercosul, prêmios internacionais na área de espumantes, de vinhos brancos, que são orgulho para nós gaúchos. 

(Repórter) A senadora destacou ainda que uma das maiores qualidades da empresa é compartilhar o conhecimento, que passa a ser aplicado no dia a dia do produtor, coisa que algumas universidades e centros de pesquisa não fazem. O senador Pedro Simon, do PMDB do Rio Grande do Sul, disse que a empresa é a chave para um país democrático e com soberania. 

(Pedro Simon) Ela pode, para a próxima década, optar entre dois caminhos. Caminhos excludentes, a meu ver. Ou buscar o reconhecimento mundial globalizado, mas não necessariamente voltado para as nossas necessidades ou utilizar esse conhecimento acumulado em quatro décadas para sedimentar o país que todos nós queremos verdadeiramente construir. Eu estou certo que a Embrapa optará pelo segundo caminho. 

(Repórter) Vários senadores ocuparam a tribuna para lembrar que, desde a criação da Embrapa, a cesta básica ficou 50% mais barata, e que enquanto a área cultivada cresceu 80%, a produção de grãos aumentou 400%, graças à tecnologia.
22/04/2013, 01h45 - ATUALIZADO EM 22/04/2013, 01h45
Duração de áudio: 01:56
Ao vivo
00:0000:00