CCJ deve votar anistia aos bombeiros e policiais militares grevistas do Ceará — Rádio Senado

CCJ deve votar anistia aos bombeiros e policiais militares grevistas do Ceará

LOC: A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA DEVE VOTAR NESTA QUARTA-FEIRA A ANISTIA AOS POLICIAIS MILITARES E BOMBEIROS GREVISTAS DO CEARÁ. 

LOC: O PROJETO PREVÊ O ARQUIVAMENTO DOS PROCESSOS NA JUSTIÇA MILITAR E BENEFICIA QUEM PARTICIPOU DAS MANIFESTAÇÕES EM BUSCA DE MELHORES SALÁRIOS E CONDIÇÕES DE TRABALHO. REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

TÉC: O projeto apresentado pelo senador José Pimentel, do PT cearense, anistia os policiais militares e bombeiros do Ceará que participaram da greve entre 29 dezembro de 2011 e 4 de janeiro de 2012. A proposta prevê o arquivamento dos processos penais e administrativos que correm na Justiça Militar. O texto beneficia cerca de 350 militares que participaram de manifestações em Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte e Crateús em busca de reajuste salarial e melhores condições de trabalho. Sem a anistia, eles responderiam por crimes como motim e quebra de hierarquia. O relator, senador Inácio Arruda, do PC do B do Ceará, lembrou que a greve durou apenas cinco dias e o fim do movimento foi negociado pela categoria e o governo estadual. Ele também justificou que o Senado já concedeu a anistia de policiais e bombeiros militares dos estados do Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Bahia, Roraima, Tocantins, Pernambuco, Mato Grosso, Ceará, Santa Catarina e Distrito Federal, que participaram de protestos semelhantes desde 1997. Inácio Arruda explicou que a iniciativa não deve estimular novas manifestações, mas busca apenas fazer justiça. 

(I.Arruda) Faz justiça ao que já foi resolvido do ponto de vista do Estado administrativamente e que restaram penalidades que precisam da necessitam da anistia patrocinada pelo Congresso Nacional.  

(REOPÓRTER) Se aprovado na Comissão de Constituição e Justiça, o projeto que anistia os policiais militares e bombeiros do Ceará será encaminhado diretamente para a Câmara dos Deputados.
22/04/2013, 01h29 - ATUALIZADO EM 22/04/2013, 01h29
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00