Projeto garante aposentadoria especial às pessoas com deficiência — Rádio Senado

Projeto garante aposentadoria especial às pessoas com deficiência

LOC: A CÂMARA DOS DEPUTADOS APROVOU NESTA QUARTA-FEIRA O PROJETO QUE GARANTE APOSENTADORIA ESPECIAL ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.
 
LOC: O TEXTO JÁ HAVIA SIDO APROVADO TAMBÉM PELO SENADO, E A DECISÃO FOI COMEMORADA PELO SENADOR LINDBERGH FARIAS, QUE RELATOU A MATÉRIA. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI.
 
(Repórter) De acordo com o texto, as pessoas com deficiência poderão se aposentar com menos tempo de contribuição, e também com limite de idade menor. Ao invés de contribuir para a Previdência por 35 anos, os homens com deficiência grave terão direitos à aposentadoria após 25 anos. Já para as mulheres na mesma situação, o tempo de contribuição passa para 20 anos. No caso de aposentadoria por idade, será exigido das pessoas com deficiência limite cinco anos menor do que o atual, desde que tenham contribuído por, no mínimo, 15 anos. Para o senador Lindbergh Farias, do PT do Rio de Janeiro, a aprovação final da matéria no Congresso Nacional é motivo de comemoração.

(Lindbergh Farias) Claro que é motivo, você sabe que eu gastei um tempo grande nas negociações com o governo federal, para mostrar que era um projeto que era viável, não ia ter um impacto tão grande na Previdência Social, e graças a Deus a gente conseguiu fazer esse convencimento do governo, aprovamos por unanimidade no Senado Federal, isso abriu caminho para aprovação também na Câmara dos Deputados.
 
(Repórter) Segundo Lindbergh, a nova lei será mais um passo na luta pelo fim do preconceito contra as pessoas com deficiência.

(Lindbergh Farias) É uma grande luta pela inclusão no mercado de trabalho, agora a maior luta da pessoa com deficiência é a luta contra o preconceito, contra a discriminação, é você ser aceito no seu trabalho, na sua escola, então essa é a luta do dia a dia. Agora quando o Congresso Nacional aprova um projeto importante como esse, está dando um sinal muito importante. Que acho que contribui nessa luta contra o preconceito, contra a discriminação.

(Repórter) Já aprovado na Câmara e no Senado, o projeto segue agora para sanção da presidente da República.
18/04/2013, 05h53 - ATUALIZADO EM 18/04/2013, 05h53
Duração de áudio: 01:42
Ao vivo
00:0000:00