Marta Suplicy apresenta prioridades do Ministério da Cultura para 2013 — Rádio Senado

Marta Suplicy apresenta prioridades do Ministério da Cultura para 2013

LOC: APRESENTAR AS DIRETRIZES E PRIORIDADES DO MINISTÉRIO DA CULTURA PARA O ANO DE 2013. 

LOC: ESSE FOI O OBJETIVO DA MINISTRA MARTA SUPLICY AO PARTICIPAR DA AUDIÊNCIA PUBLICA NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO CULTURA E ESPORTE DO SENADO NA MANHÃ DESTA QUARTA. REPORTER ANA BEATRIZ SANTOS. 

(Repórter) A ministra da cultura Marta Suplicy fez uma lista dos projetos aprovados pelo Congresso que beneficiam a pasta, como o Sistema Nacional de Cultura e o Vale Cultura. Sobre o benefício, aprovado pelo Senado em 2012, ela afirmou que a iniciativa vai fortalecer a produção cultural, uma vez que vai permitir que a população de baixa renda participe de diversos tipos de atividades. O vale cultura vai permitir que os empregadores ofereçam cinqüenta reais semestrais para que o trabalhador gaste com bens e produtos culturais, como livros, musica, cinema e teatro. Marta explicou que o ministério trabalha para incentivar as prefeituras a oferecer opções para que o trabalhador use os recursos do Vale Cultura na própria cidade. 

(Marta Suplicy) Tem cidade que não tem teatro museu livraria não tem nada. A pessoa vai gastar como? Então eu tenho feito encontro com prefeitos e falo se vc quiser que o vale fique na sua cidade, você tem que ajudar a produção cultural senão não vai ficar. 

(Repórter) O senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, autor do pedido da audiência e presidente da comissão, elogiou o empenho da ministra e afirmou que a comissão está disposta a colaborar com todas as demandas da pasta. 

(Cyro Miranda) Sei que num governo de muitas prioridades, não é só nesse governo, mas vem de outros governos, as necessidades são tão grandes que a gente esquece da cultura e a cultura é preponderante na formação da educação do nosso país. Sem um país aculturado jamais teremos um povo equilibrado, com educação e realmente politizado e é onde nós almejamos. 

(Repórter) Na mesma audiência a ministra Marta Suplicy anunciou que a gestão do Museu Nacional de Brasília e do Teatro Nacional vão ficar sob a responsabilidade do Ministério da Cultura. Ela também confirmou a construção, em Brasília, de um museu em homenagem à cultura afro brasileira.
17/04/2013, 05h14 - ATUALIZADO EM 17/04/2013, 05h14
Duração de áudio: 01:55
Ao vivo
00:0000:00