CI debate investimentos na geração de energia a partir dos ventos — Rádio Senado

CI debate investimentos na geração de energia a partir dos ventos

LOC: A ENERGIA EÓLICA SÓ PERDERÁ PARA AS HIDRELÉTRICAS E TERMELÉTRICAS NO BRASIL. E EM POUCO TEMPO, O PAÍS SERÁ UM DOS DEZ MAIORES PRODUTORES DE ENERGIA A PARTIR DOS VENTOS.  

LOC: FOI O QUE DISSERAM ESPECIALISTAS OUVIDOS PELA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA NESTA QUARTA-FEIRA. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: A presidente-executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica, Élbia Melo, afirmou que o País está investindo cada vez mais na energia gerada a partir dos ventos. Em dezembro, o Brasil estava na décima-quinta posição mundial entre os maiores produtores de energia eólica. Até o ano que vem já estaremos entre os dez primeiros, e até 2017 o Brasil vai aumentar de 2 para 5% a participação dessa forma de energia na matriz energética, só perdendo para as hidrelétricas e termelétricas. Élbia ressaltou que não fala de previsões, mas de contratos já firmados, que demonstram que a energia eólica é uma realidade. 

(ÉLBIA): Como exemplo o estado do RN que foi um grande importador de energia dos demais estados, e hoje o estado do RN é exportador de energia porque é um grande produtor de energia eólica. Então ele inverteu esse quadro. 

(REP): Alguns senadores como Sérgio Souza, do PMDB do Paraná, e Inácio Arruda, do PC do B do Ceará, aproveitaram para criticar a falta de torres para levar a energia gerada pelo vento aos centros consumidores e a decisão do governo de não licitar novas usinas eólicas em áreas sem linhas de transmissão. Walter Pinheiro, senador do PT da Bahia, ainda apontou a falta de mão-de-obra qualificada para explorar nosso potencial eólico. 

(WALTER): Hoje a gente ainda importa muita mão-de-obra. Muita mão-de-obra. É porque nossa turma não tem capacidade? Não. Nós não temos é centro de formação. Isso não entrava na grade curricular de nenhuma universidade, de nenhum curso de engenharia.

(REP): A audiência pública fez parte de painel sobre Energia e Desenvolvimento do Brasil - Desatando o Nó Logístico do País, ciclo de debates promovido pela Comissão de Infraestrutura. O Engenheiro Adão Linhares Muniz, da Câmara Setorial de Energia Eólica do Estado do Ceará, também participou da audiência. 

17/04/2013, 01h02 - ATUALIZADO EM 17/04/2013, 01h02
Duração de áudio: 01:54
Ao vivo
00:0000:00