CCT aprova audiência para debater exploração de terras raras — Rádio Senado

CCT aprova audiência para debater exploração de terras raras

LOC: A PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA NO DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICAS PARA A EXPLORAÇÃO DAS TERRAS RARAS VAI SER TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. 

LOC: O REQUERIMENTO DO SENADOR LUIZ HENRIQUE, DO PMDB DE SANTA CATARINA, FOI APROVADO NA REUNIÃO DESTA TERÇA-FEIRA. OS DETALHES COM ANA BEATRIZ SANTOS.  

TÉC: A Comissão de Ciência e Tecnologia vai reunir um grupo de especialistas em geologia e do setor industrial para discutir as ações necessárias para a exploração dos minerais conhecidos como terras raras. O pedido para a audiência pública foi feito pelo senador Luiz Henrique, do PMDB de Santa Catarina, presidente da subcomissão temporária encarregada de elaborar o marco regulatório da mineração e exploração das terras raras no Brasil. Ao defender a aprovação do requerimento, Luiz Henrique lembrou que os 17 elementos minerais que levam esse nome são matéria prima da indústria de alta tecnologia e considerados estratégicos para a economia brasileira. 

(Luiz Henrique) Sabe-se que dessas terras raras depende a fabricação de imas permanentes que são fundamentais pra nova era industrial que se inicia. Os futuros automóveis, e ate mesmo simples aparelhos eletroeletrônicos vão ter mais eficiência vão reduzir o consumo de energia se usarem esses imas permanentes. 

(REPÓRTER) O senador Vital do Rego, do PMDB da Paraíba, também assinou o requerimento pedindo a audiência, que considera essencial para que a legislação seja devidamente discutida no Congresso Nacional. 

(Vital do Rego) O senador Luiz Henrique em boa hora se antecipa a esses fatos pra que nos do congresso não sejamos surpreendidos com o projetos ou medidas provisórias que possam vir legislando sobre essa matéria que é de nossa competência primaria. 

(REPÓRTER) A audiência pública vai contar com a presença de representantes dos ministérios da Ciência e Tecnologia e das Minas e Energia; da CNI, a Confederação Nacional da Indústria; do BNDES e do Centro de Referência em Tecnologias Inovadoras, entre outros. A comissão aprovou ainda vinte e dois pedidos de permissão para a exploração de serviços de rádio e televisão em diversos estados brasileiros.
16/04/2013, 12h55 - ATUALIZADO EM 16/04/2013, 12h55
Duração de áudio: 01:56
Ao vivo
00:0000:00