Parlamentares debatem investimentos em áreas atingidas por desastre — Rádio Senado

Parlamentares debatem investimentos em áreas atingidas por desastre

LOC: SENADORES E DEPUTADOS OUVIRAM REPRESENTANTES DE BANCOS OFICIAIS EM DEBATE SOBRE EMEPÊ QUE FACILITA INVESTIMENTOS EM ÁREAS ATINGIDAS POR DESASTRES.  

LOC: E COMO A MESMA MEDIDA PROVISÓRIA TRATA DE AÇÕES PARA A COPA DO MUNDO, A COMISSÃO MARCOU OUTRA AUDIÊNCIA PARA OUVIR OS DEMAIS SETORES ENVOLVIDOS. REPORTAGEM, NILO BAIRROS: 

(Repórter) A emepê 600 trata de vários tipos de investimento, desde a reconstrução de áreas atingidas por desastres naturais até aeroportos e telecomunicações para eventos como a Copa do Mundo. Por isso, a comissão mista responsável por analisar a emepê dividiu o debate em duas partes. Nesta terça-feira, foram ouvidos representantes da Caixa Econômica, do Banco Central e do BNDES, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Eles falaram sobre a extensão, até o final de 2013, da linha de financiamento para a reconstrução e o desenvolvimento de regiões atingidas por calamidades. Serão 13 bilhões de reais destinados a capital de giro e empréstimos para empresas, cooperativas, empreendedores individuais e agricultores. Para o relator da emepê, deputado Lucio Vieira Lima, do PMDB da Bahia, uma prorrogação justa: 

(Lúcio Vieira Lima) Os desastres naturais, quer sejam as secas, quer sejam as enchentes, não tem data para chegar nem para terminar. Então, se faz necessário, uma vez que teve novos desastres, a seca está aí, fazer a prorrogação, então isso é perfeitamente entendido. 

(Repórter) De acordo com a emepê, outros sete bilhões serão emprestados pelo Tesouro Nacional à Caixa para aumentar a capacidade de investimento do órgão. Mas a medida prevê também recursos para infraestrutura com vistas a eventos como a Copa das Confederações, em junho, e a Copa do Mundo de 2014. Uma dessas ações é a contratação da Telebras como prestadora oficial de serviços de telecomunicação. Além disso, o texto prevê investimentos em aeroportos regionais e cria um fundo para os aeroportos públicos, também para dar suporte aos grandes eventos. Esses assuntos serão debatidos na segunda audiência, marcada para esta quinta-feira. O deputado Lúcio Vieira Lima promete entregar seu relatório aos colegas da comissão até o dia 17 de abril.
09/04/2013, 05h26 - ATUALIZADO EM 09/04/2013, 05h26
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00