Valdir Raupp denuncia desperdício de madeira na usina de Belo Monte — Rádio Senado

Valdir Raupp denuncia desperdício de madeira na usina de Belo Monte

LOC: O SENADOR VALDIR RAUPP, DO PMDB DE RONDÔNIA, DENUNCIOU O DESPERDÍCIO DE MADEIRA NA USINA DE BELO MONTE, NO PARÁ.  

LOC: ELE ESTEVE NA ÁREA DA CONSTRUÇÃO DA HIDRELÉTRICA JUNTO COM A SUBCOMISSÃO TEMPORÁRIA PARA ACOMPANHAR A EXECUÇÃO DAS OBRAS DE BELO MONTE. REPÓRTER LARISSA BORTONI. 

(Repórter) O senador Valdir Raupp contou que, há um ano, quando a Subcomissão Temporária para Acompanhar a Execução das Obras de Belo Monte fez a primeira visita para checar de perto o desenrolar do empreendimento, ele constatou que as árvores retiradas para as obras estavam amontoadas no canteiro. Segundo o senador, passados tantos meses, a situação é a mesma, com o agravante que depois desse tempo, a madeira está apodrecendo, o que gera um prejuízo bilionário. 

(Valdir Raupp) Nós podemos constatar madeira há mais de ano retirada lá. Pegando enchente e água. Já deve estar comprometida, porque veio os fungos e não deve dar mais para aproveitar. São milhões. Milhões mesmo. São milhões de metros cúbicos. Se você for vender por baixo. São 200 ou 300 reais bruta. A beneficiada é acima de mil reais. Daria um bilhão, dois bilhões de madeira que é desperdiçado nesta usina. 

(Repórter) O senador Valdir Raupp contou que o mesmo desperdício de madeira acontece em obras das hidrelétricas Jirau e Santo Antônio, em Rondônia. No caso dessas duas, o senador disse que pediu a intervenção do Ibama, mas que não houve resposta.
08/04/2013, 06h21 - ATUALIZADO EM 08/04/2013, 06h21
Duração de áudio: 01:14
Ao vivo
00:0000:00