Senado homenageia o Dia da Memória sobre o Holocausto — Rádio Senado

Senado homenageia o Dia da Memória sobre o Holocausto

LOC: O SENADO HOMENAGEIA A RESISTÊNCIA DOS JUDEUS CONTRA O GENOCÍDIO TENTADO PELOS NAZISTAS NA POLÔNIA OCUPADA.
 
LOC: HÁ SETENTA ANOS ACONTECEU A REVOLTA DO GUETO DE VARSÓVIA. CONFIRA TODAS AS INFORMAÇÕES NESTA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA.
 
(Repórter) Durante os meses de abril e maio de 1943 os cerca de 70.000 judeus que ainda estavam vivos no Gueto de Varsóvia, de uma população inicial de quase 400.000, tiveram a coragem de resistir e enfrentar, mesmo em situação de inferioridade em termos de armas, os soldados nazistas que os mantinham confinados. A revolta na capital polonesa fez com que mais de 13.000 fossem assassinados em pouco menos de um mês - porém este exemplo calou fundo na memória dos judeus e de toda a humanidade. A pedido do senador Flexa Ribeiro do PSDB do Pará, o Senado relembrou os 70 anos da revolta e homenageou ainda todas as vítimas do genocídio que foi tentado pelos nazistas. Uma das homenagens é também a abertura da exposição "Tão somente crianças: infâncias roubadas no Holocausto". A mostra fica disponível, gratuitamente, para todo o público até o dia 28 de abril no Salão Negro do Congresso. São relatos sobre as milhares de crianças assassinadas pelos nazistas e as memórias das vítimas, como relembra Flexa Ribeiro.
 
(Flexa Ribeiro) Nas situações mais desprovidas de humanidade, como são as circunstâncias de um genocídio, na expressão de quem luta com todas as forças para preservar a vida, temos registros destes lampejos na exposição que inauguramos hoje sobre as crianças do Holocausto. Momentos trágicos.
 
(Repórter) Flexa Ribeiro também homenageou o importante papel que foi cumprido pelo escritor Guimarães Rosa e sua esposa Aracy de Carvalho no consulado de Hamburgo na Alemanha durante o governo nazista, assim como o diplomata Luiz Sousa Dantas na Embaixada na França durante o mesmo período. Eles tiveram a coragem de desobedecer às orientações do governo brasileiro na época, e concederam vistos para judeus fugirem para o Brasil, salvando assim as vidas de muitos deles. A Sessão do Senado foi acompanhada por membros da comunidade judaica, sobreviventes do Holocausto e por parentes das vítimas. 8 de abril marca ainda o "Dia da Memória sobre o Holocausto" para todos os israelenses.
08/04/2013, 01h33 - ATUALIZADO EM 08/04/2013, 01h33
Duração de áudio: 02:13
Ao vivo
00:0000:00