Senadores cobram obras de compensação ambiental na Usina de Belo Monte — Rádio Senado

Senadores cobram obras de compensação ambiental na Usina de Belo Monte

LOC: A SOCIEDADE, O PODER PÚBLICO E O EMPRESARIADO DEVEM COBRAR A RÁPIDA EXECUÇÃO DAS AÇÕES PARA COMPENSAR O MEIO AMBIENTE E AS CIDADES ENVOLVIDAS NA OBRA DA USINA DE BELO MONTE, NO PARÁ. 

LOC: A CONCLUSÃO É DOS SENADORES DA SUBCOMISSÃO TEMPORÁRIA PARA ACOMPANHAR AS OBRAS DE BELO MONTE. REPÓRTER LARISSA BORTONI.  

TÉC: Para que a construção da Hidrelétrica de Belo Monte, no estado do Pará, pudesse começar, foi definido que o consórcio responsável pelas obras adotasse ações para minimizar os efeitos ao meio ambiente e às cidades afetadas pelo empreendimento. São as chamadas condicionantes. A Subcomissão Temporária para Acompanhar a execução das obras de Belo Monte está na cidade paraense de Altamira, desde quinta-feira para checar o andamento dessas ações. Os senadores Delcídio do Amaral, do PT de Mato Grosso do Sul, Blairo Maggi, do PR de Mato Grosso, Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, Ivo Cassol, do PP de Rondônia e Valdir Raupp, do PMDB também de Rondônia, foram informados pelo diretor sócio-ambiental do Consórcio Norte Energia, João Pimentel, que das 23 condicionantes, quatro estão concluídas, e as demais em andamento. 

(PIMENTEL) Todas as obras da condicionantes estão sendo executadas. Todas elas. Todas. Não tem uma obra que esteja parada. 

(REPÓRTER) Apesar desse dado, o presidente da subcomissão, o senador Delcídio do Amaral, cobrou atenção ao cumprimento do contrato das condicionantes. 

(DELCIDIO) Acho que esse é o papel da subcomissão. É acelerar as providências, especialmente do governo federal, do consórcio empreendedor, no sentido de garantir que essas obras caminhem rapidamente. 

(REPÓRTER) Já o relator da subcomissão, o senador Ivo Cassol, está preocupado com a demora na construção do hospital público em Altamira. 

(CASSOL) Não é justo uma obra tão importante para o Brasil não pensar na compensação, especialmente quando se tem um compromisso na área da saúde, que é o hospital, ficar sem segundo plano. 

(REPÓRTER) Quando concluída, Belo Monte, no Rio Xingu vai ser a terceira maior hidrelétrica do mundo. 

LOC: OS TRABALHOS DOS SENADORES DA SUBCOMISSÃO TEMPORÁRIA PARA ACOMPANHAR A EXECUÇÃO DAS OBRAS DA USINA DE BELO MONTE PROSSEGUEM HOJE. SE O TEMPO ESTIVER BOM, ELES VÃO SOBREVOAR, DE HELICÓPTERO, AS OBRAS DA USINA.
05/04/2013, 11h22 - ATUALIZADO EM 05/04/2013, 11h22
Duração de áudio: 01:54
Ao vivo
00:0000:00