Senado aprova ampliação de auxílio aos agricultores atingidos pela seca — Rádio Senado

Senado aprova ampliação de auxílio aos agricultores atingidos pela seca

LOC: O PLENÁRIO DO SENADO APROVOU NESTA QUINTA-FEIRA A MEDIDA PROVISÓRIA QUE AMPLIA O AUXÍLIO FINANCEIRO AOS AGRICULTORES ATINGIDOS PELA SECA. 

LOC: A EMEPÊ BENEFICIA OS PEQUENOS PRODUTORES QUE ESTÃO NA ÁREA DE ATUAÇÃO DA SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: 

(Repórter) Os agricultores familiares que fazem parte do Fundo Garantia-Safra terão direito a um adicional de 560 reais, além dos 680 que já são pagos. E os contemplados pelo auxílio emergencial de 400 reais terão um reforço de 320 na conta. A ampliação da ajuda financeira aos agricultores vale para quem perdeu pelo menos 50 por cento da produção de feijão, milho, arroz, mandioca, algodão ou culturas destinadas à alimentação animal. O senador Jayme Campos, do Democratas de Mato Grosso, que relatou a medida provisória, destacou outro ponto que ele considera importante: 

(Jayme Campos) O texto autoriza que a Companhia Nacional de Abastecimento, CONAB, adquira em 2013 milho em grão a preço de mercado para recompor o estoque público. O objetivo é que esse milho seja revendido diretamente a pequenos criadores de aves, suínos, bovinos, caprinos e ovinos localizados em municípios sob a atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste. 

(Repórter) O senador Benedito de Lira, do PP de Alagoas, disse que a aprovação da medida provisória 587 vai garantir a sobrevivência de milhares de agricultores: 

(Benedito de Lira) essa medida provisória vem minimizar a dificuldade. Ela vem dar, por exemplo, um mínimo de condições para que as pessoas possam continuar sobrevivendo, considerando que os rebanhos daquela região já estão sendo dizimados. 

(Repórter) Os parlamentares também incluíram na medida provisória a autorização para que o governo federal conceda uma ajuda financeira aos produtores independentes de cana-de-açúcar da região Nordeste. O auxílio será de dez reais por tonelada de cana, limitado a dez mil toneladas por produtor. O texto segue para a sanção da presidente Dilma Rousseff. 

LOC: O PLENÁRIO DO SENADO TAMBÉM APROVOU O PEDIDO DE URGÊNCIA PARA A ANÁLISE DO PROJETO QUE CRIA O ESTATUTO DA JUVENTUDE. A MATÉRIA SERÁ VOTADA PELOS SENADORES NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA, DIA 10 DE ABRIL.
04/04/2013, 05h36 - ATUALIZADO EM 04/04/2013, 05h36
Duração de áudio: 01:49
Ao vivo
00:0000:00