Salário pago a doméstica poderá ser abatido do IR — Rádio Senado

Salário pago a doméstica poderá ser abatido do IR

LOC: O SALÁRIO PAGO À EMPREGADA DOMÉSTICA PODERÁ SER ABATIDO DO IMPOSTO DE RENDA.  

LOC: É O QUE PREVÊ UM PROJETO DO SENADOR ROBERTO REQUIÃO, DO PMDB DO PARANÁ, EM ANÁLISE NA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS. REPÓRTER LARISSA BORTONI.  

(Repórter) A proposta apresentada pelo senador Roberto Requião autoriza que seja abatido do valor do imposto de renda o que foi pago a um empregado doméstico, desde que esse tenha registro em Carteira de Trabalho e Previdência Social. Além disso, o máximo a ser deduzido é de três salários mínimos ao mês e o empregador deve recolher o INSS do empregado. O senador do PMDB do Paraná reclamou que esse seu projeto, apresentado em 2011, ainda não foi examinado nas comissões do Senado. Roberto Requião teme pelo desemprego das domésticas, com as novas regras trabalhistas que passam a valer a partir desta terça-feira, com a promulgação da PEC das Domésticas. 

(Roberto Requião) Quero chamar a atenção da querida Presidente da República e da Base do Governo, que está engavetando esse meu projeto, que as queridas empregadas domésticas do Brasil estão em via de perder o emprego numa quantidade absurda. Se, das 6,7 milhões, apenas 1,7 milhão estão formalizadas, a obrigatoriedade da formalização, neste momento em que a classe média brasileira é a que tem renda familiar por unidade, por pessoa, de R$290, estão em via de perder o emprego. 

(Repórter) Atualmente, é permitido abater do imposto de renda o valor referente à contribuição do INSS de um empregado. O projeto do senador Roberto Requião aguarda exame na Comissão de Assuntos Sociais. O relator da proposta é o senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul.
02/04/2013, 06h50 - ATUALIZADO EM 02/04/2013, 06h50
Duração de áudio: 01:37
Ao vivo
00:0000:00