Ministra do Meio Ambiente deve apresentar no Senado estratégia para COP-19 — Rádio Senado

Ministra do Meio Ambiente deve apresentar no Senado estratégia para COP-19

LOC: A MINISTRA DO MEIO AMBIENTE, ISABELA TEIXEIRA, DEVE VIR AO CONGRESSO EXPOR A ESTRATÉGIA BRASILEIRA PARA A REUNIÃO DA ONU SOBRE O MEIO AMBIENTE.  

LOC: O NEGOCIADOR BRASILEIRO NAS NAÇÕES UNIDAS, LUIZ ALBERTO FIGUEIREDO, TAMBÉM DEVE PARTICIPAR DO ENCONTRO. OS DETALHES NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

TÉC: Varsóvia, a capital da Polonia, vai receber em novembro a décima nona reunião da ONU sobre as conseqüências das mudanças climáticas e do aquecimento global no planeta. Chamada de "COP-19", esta reunião vai buscar mais uma vez definir ações, meios e principalmente as metas de diminuição das causas e uma solução para os impactos das mudanças climáticas em todo o mundo, com o objetivo de limitar o aquecimento médio da temperatura abaixo dos dois graus centígrados. O Brasil defende que seja definida uma segunda etapa de metas em relação ao "Protocolo de Kyoto", deixando claros os objetivos e os limites para a emissão de gases de efeito estufa por parte dos países desenvolvidos. O próprio Brasil já estabeleceu para si mesmo, de maneira voluntária, uma meta de redução de 39% nas emissões até 2020 comparando-se com os números de duas décadas atrás. A Comissão Mista de Mudanças Climáticas também vai participar desta reunião da ONU, e por isso decidiu realizar uma reunião de preparação com a Ministra do Meio Ambiente, Isabela Teixeira e o Ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. A presidente da Comissão, senadora Vanessa Graziottin do PC do B do Amazonas, acredita que a presença dos ministros vai ser fundamental para que o Congresso e o governo fortaleçam a posição brasileira numa reunião tão importante, e sugeriu também a presença a presença do novo negociador brasileiro na ONU, Luiz Alberto Figueiredo. 

(VANESSA GRAZIOTTIN): Nós faremos em comum acordo, talvez não venha o Ministro e sim o embaixador Figueiredo, que agora é o embaixador do Brasil perante as Nações Unidas, vai conhecer o novo embaixador, o novo negociador brasileiro exatamente para que venha numa reunião próxima aqui desta Comissão. 

(REP): A data do encontro vai ser acertada em acordo com os dois ministros.
02/04/2013, 01h35 - ATUALIZADO EM 02/04/2013, 01h35
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00