Morre o ex-senador Mauro Borges — Rádio Senado

Morre o ex-senador Mauro Borges

LOC: O EX-SENADOR PELO ESTADO DE GOIÁS MAURO BORGES FALECEU NO ULTIMO DIA 29 DE MARÇO. 

LOC: ELE ENTROU PARA A HISTÓRIA DO PAÍS POR DEFENDER A POSSE DE JOÃO GOULART EM 1961, NA CAMPANHA DA LEGALIDADE. REPORTAGEM ANA BEATRIZ SANTOS.  

(Repórter) Mauro Borges Teixeira nasceu no ano de 1920, em Rio Verde, no estado de Goiás. Ele era filho do governador Pedro Ludovico Teixeira, fundador da capital do estado, Goiânia e foi militar do exército antes de ingressar na política. Eleito deputado federal em 1958, três anos depois elegeu-se governador. Mauro Borges ficou conhecido por ter sido o único governador a participar , ao lado do governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, da chamada Campanha da Legalidade, um movimento garantiu a posse de João Goulart como presidente da república, após a renuncia de Jânio Quadros, em 1961. O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, lembrou a importância do ex-senador para a democracia brasileira . 

(Paulo Paim) “Quem perde é a democracia é a cidadania, eu diria que homens como Mauro Borges são homens que não morrem porque as suas idéias em defesa da democracia, liberdade e dos direito humanos estarão sempre muito vivas entre todos nós”. 

(Repórter) Depois do golpe de 64, Mauro Borges teve seus direitos políticos cassados pelo regime militar. Em 1982 elegeu-se senador pelo PMDB. Em 1990 foi eleito deputado federal. Há cinco anos o ex-governador foi diagnosticado com Mal de Alzheimer. Mauro Borges foi internado no dia 16 de março com pneumonia e morreu em decorrência de falência múltipla de órgãos.
01/04/2013, 07h07 - ATUALIZADO EM 01/04/2013, 07h07
Duração de áudio: 01:39
Ao vivo
00:0000:00