Pesquisadores afirmam que energias renováveis são solução para o Brasil — Rádio Senado

Pesquisadores afirmam que energias renováveis são solução para o Brasil

LOC: PESQUISADORES AFIRMAM QUE A BUSCA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS É A SOLUÇÃO PARA OS PROBLEMAS DE FORNECIMENTO DE ENERGIA NO BRASIL. 

LOC: PROFESSORES DA USP E DA UNICAMP PARTICIPARAM DE DEBATE NESTA QUARTA-FEIRA NA COMISSÃO DE INFRAESTRURURA SOBRE ENERGIA E DESENVOLVIMENTO. REPÓRTER NARA FERREIRA:  

TÉC: O professor Sergio Bajay, da Unicamp, disse que um dos problemas do país é que não estão sendo construídas usinas hidrelétricas com reservatórios para regularização dos níveis de água, o que provoca uma queda de eficiência no uso de recursos hídricos. Para ele, isso força a opção por termelétricas para o suprimento de energia, gerando elevados custos operacionais e ambientais. 

(PROF. SERGIO) Se o Brasil quiser para o futuro apostar novamente nessa vertente de usinas termelétricas a carvão mineral vamos ter que apostar em novas tecnologia porque usinas como as que estão instaladas no Brasil usando tecnologias convencionais ou maduras o rendimento delas varia de 33 a 35%, rendimento considerado baixo. 

(REP) Sergio Bajay considera o gás natural uma opção mais econômica, e acha importante investir em bioenergia e energia eólica. Ele destacou que todas as formas de energia demandam decisões estratégicas e investimentos em tecnologia. Já o professor da Universidade de São Paulo, Joaquim Francisco de Carvalho afirmou que a energia nuclear é indispensável para muitos países, mas não para o Brasil. O importante, segundo ele, é investir em fontes renováveis: (JOAQUIM) Um dia vai acabar reserva de urânio, petróleo e tudo, me parece que a procura por fontes renováveis é o caminho do futuro. É melhor adaptar as tecnologias de utilização de energia desde já gradativamente a usar a energia de modo mais racional. 

(REP) O presidente da Comissão de Infraestrutura, senador Fernando Collor, do PTB de Alagoas, ressaltou que é preciso desatar o que chamou de nó logístico no país 

(COLLOR) Isso que a Comissão de Serviços de Infraestrutura está tratando de discutir e levar as suas conclusões ao governo federal para que ele dessas informações possa se valer para equacionarmos os gargalos que existem hoje na nossa infra-estrutura. 

(REP) O debate desta quarta-feira na Comissão de Infraestrutura faz parte de um ciclo de palestras sobre Energia e Desenvolvimento.
27/03/2013, 01h50 - ATUALIZADO EM 27/03/2013, 01h50
Duração de áudio: 02:13
Ao vivo
00:0000:00