Serviço social obrigatório pode ser solução para má distribuição de médicos — Rádio Senado

Serviço social obrigatório pode ser solução para má distribuição de médicos

LOC: O SERVIÇO SOCIAL OBRIGATÓRIO PODE SER A SOLUÇÃO PARA A FALTA DE MÉDICOS EM ALGUMAS REGIÕES DO PAÍS.  

LOC: O SENADOR HUMBERTO COSTA, DO PT DE PERNAMBUCO, APRESENTOU PROPOSTA COM ESSE OBJETIVO, VOLTADA A PROFISSIONAIS DE SAÚDE RECÉM-FORMADOS EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS. REPÓRTER LARISSA BORTONI.  

(Repórter) O senador Humberto Costa mostrou dados do Conselho Federal de Medicina segundo os quais no Sudeste há mais do que o dobro de médicos do que na região Norte, para cada grupo de mil habitantes. De acordo com o senador do PT de Pernambuco, enquanto em Vitória, no Espírito Santo, são 11,61 médicos para mil habitantes, em Macapá, no Amapá, para cada mil moradores há 1,38 médico. Uma alternativa proposta pelo senador Humberto Costa para diminuir esse problema é mudar a Constituição e criar o Serviço Social Obrigatório para profissionais de saúde recém-formados em universidades públicas ou contemplados com bolsas e outros incentivos financeiros pagos com recursos públicos. 

(Humberto Costa) Se um médico, se um profissional de saúde tem a sua formação custeada pelo Estado, numa universidade pública ou pelo Prouni, sendo financiado pelo setor público, nada mais justo que ele possa dar à sociedade uma contrapartida com o seu trabalho. Isso não seria feito gratuitamente, seria feito recebendo uma compensação, um salário adequado e justo. Essa é uma medida de caráter regulatório que tem sido reiteradamente preconizada por instituições importantes na área da saúde no mundo, como a própria Organização Mundial de Saúde. 

(Repórter) Essa proposta de emenda constitucional foi apresentada pelo senador Humberto Costa em 2011 e está em análise na Comissão de Constituição e Justiça. Da Rádio Senado, Larissa Bortoni.
21/03/2013, 06h36 - ATUALIZADO EM 21/03/2013, 06h36
Duração de áudio: 01:28
Ao vivo
00:0000:00