Senadores elogiam iniciativa do TCU de fazer auditorias setoriais — Rádio Senado

Senadores elogiam iniciativa do TCU de fazer auditorias setoriais

LOC: SENADORES ELOGIAM INICIATIVA DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO DE FAZER AUDITORIAS SETORIAIS COMEÇANDO PELAS ÁREAS DA EDUCAÇÃO E DO MEIO AMBIENTE. 

LOC: PRESIDENTE DO TCU DIZ QUE RELATÓRIOS SERÃO ENCAMINHADOS PARA O CONGRESSO NACIONAL. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) Em audiência com o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, o presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Augusto Nardes, comunicou a decisão da corte de realizar auditorias setoriais. Ele assinou nessa quinta-feira um convênio com todos os Tribunais de Contas Estaduais para um pente fino nos gastos públicos feitos com educação e meio ambiente. 

(Augusto Nardes) E agora trabalhando em conjunto com os Tribunais de Contas, queremos fazer fiscalizações mais completas, mas aprofundando a questão da operacionalidade do desempenho do Estado em determinados temas. Portanto, pouco a pouco, vamos estabelecer auditorias mais completas, mas aprofundando o desempenho do Estado sobre temas como educação, saúde, segurança e outros temas. 

(Repórter) Segundo o ministro Augusto Nardes, o presidente do Senado, Renan Calheiros, elogiou a iniciativa do TCU, que é o órgão fiscalizador do Congresso Nacional. O senador Delcídio do Amaral, do PT de Mato Grosso do Sul, considera relevantes as auditorias setoriais ao destacar que até então o TCU analisava apenas os gastos com obras. 

(Delcídio do Amaral) Acho que é muito bem vindo e tocando em segmentos que são vitais par ao País. São coisas que aparentemente passaram ao largo porque o TCU sempre se concentrou muito em contratos e obras públicas. Esses temas são fundamentais para garantir cidadania. 

(Repórter) O senador Pedro Taques, do PDT de Mato Grosso, ressaltou que a auditoria setorial vai ajudar o País a conhecer como estão os investimentos em determinado setor. 

(Pedro Taques) Entendo importante esta segmentação da auditoria. Não podemos fiscalizar o todo, uma generalidade, generalizando esta fiscalização. É interessante que seja desta maneira. Eu quando era membro do Ministério Público Federal segmentávamos o trabalho de fiscalização. Quero apoiar e prestigiar o trabalho do presidente do TCU. 

(Repórter) O resultado das auditorias nas áreas de educação e meio ambiente deverá ser divulgado ainda neste ano e encaminhado ao Congresso Nacional. O TCU também fará um pente fino nos setores de saúde e de segurança pública.
21/03/2013, 06h09 - ATUALIZADO EM 21/03/2013, 06h09
Duração de áudio: 02:12
Ao vivo
00:0000:00