Comissão vai discutir más condições de abatedouros de bovinos e de frigoríficos — Rádio Senado

Comissão vai discutir más condições de abatedouros de bovinos e de frigoríficos

LOC: A COMISSÃO DE AGRICULTURA DO SENADO VAI DISCUTIR A SITUAÇÃO DOS ABATEDOUROS DE BOVINOS E DOS FRIGORÍFICOS.
 
LOC: A AUDIÊNCIA FOI MOTIVADA POR DENÚNCIAS DE MÁS CONDIÇÕES DE HIGIENE. AS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO.

(Repórter) Reportagem veiculada no dia 10 de março pelo programa Fantástico, da Rede Globo, apontou problemas em abatedouros de animais em várias partes do País. Para discutir a situação e esclarecer as denúncias, a Comissão de Agricultura do Senado vai chamar autoridades, veterinários e representantes do setor. O senador Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo, um dos autores do pedido para a audiência, disse que o mesmo controle de qualidade usado na carne voltada para exportação deve ser observado quando o produto for destinado à população brasileira.

(Eduardo Suplicy) Se verificou que muitas vezes o rigor está bem colocado por parte de autoridades sanitárias no que diz respeito aos produtos que são exportados por causa do rigor com que ali nos países importadores se tem para com a qualidade daquilo que é abatido. Mas e a população brasileira? Ela precisa ser também protegida e estar segura de que os abates são feitos com condições de higiene as mais adequadas.
 
(Repórter) O senador Jayme Campos, do Democratas de Mato Grosso, criticou o direcionamento da matéria. Ao lado de outros senadores de estados pecuaristas, ele disse que os frigoríficos irregulares são exceção, e não regra. E que o verdadeiro problema é a concentração de mercado e a falta de investimento, principalmente por parte do BNDES, em pequenos e médios produtores.

(Jayme Campos) É uma matéria quase encomendada, não sei se vossas excelências perceberam. Denunciaram os frigoríficos e abatedouros clandestinos, o que de fato é uma vergonha para um país da dimensão o Brasil hoje, tendo esses frigoríficos sem condições naturalmente de fazer essa atividade. Mas o que nós temos que discutir é verdadeiramente também a cadeia da carne do Brasil. Isso aqui virou um cartel, uma máfia. Destruíram praticamente o setor da pecuária nacional.

(Repórter) O senador Ruben Figueiró, do PSDB de Mato Grosso do Sul, concordou com a falta de investimento e disse que falta também fiscalização e estrutura por parte do governo federal.

(Ruben Figueiró) O Ministério da Agricultura não abrange toda a área de fiscalização no estado. E nos pequenos municípios a responsabilidade evidentemente é das prefeituras, que não tem condições. Um município pequeno como Caracol, lá abate-se gado na prefeitura debaixo de uma árvore. Onde é que se pode exigir sanidade dessa carne fornecida ao consumidor?
 
(Repórter) Os senadores decidiram fazer dois debates, um sobre as condições sanitárias e outro, que ainda terá seu requerimento formalizado, sobre o financiamento para frigoríficos e concentração de mercado.

LOC: OS SENADORES APROVARAM OUTROS DOIS PEDIDOS DE AUDIÊNCIA PÚBLICA, SOBRE ESTRATÉGIAS PARA ESTIMULAR A PRODUÇÃO DE LEITE NO BRASIL E SOBRE A CONCENTRAÇÃO DO MERCADO DE SEMENTES.
21/03/2013, 01h54 - ATUALIZADO EM 21/03/2013, 01h54
Duração de áudio: 02:28
Ao vivo
00:0000:00