Comissão debate cooperação entre Brasil e França no setor espacial — Rádio Senado

Comissão debate cooperação entre Brasil e França no setor espacial

LOC: A COOPERAÇÃO NO SETOR ESPACIAL ENTRE O BRASIL E FRANÇA FOI DEBATIDA NA COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SENADO.  

LOC: O ENCONTRO CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DO GRUPO FRANCÊS DE PARLAMENTARES PARA O ESPAÇO. REPÓRTER LARISSA BORTONI.  

(Repórter) O presidente da Agência Espacial Brasileira, José Raimundo Coelho, explicou que Brasil e França têm um histórico de parceria no setor aeroespacial. Disse ainda que a cooperação entre os dois países está presente em todos os segmentos em que há atuação da agência. Por isso, José Raimundo Coelho defende a troca de tecnologias no setor. 

(José Raimundo Coelho) Tanto no segmento de utilização do nosso centro de lançamento de Alcântara e Corru, que terão no futuro próximo atividades que podem ser complementadas devido à grande demanda para satélites pequenos a serem lançados em órbitas baixas, quanto na área de desenvolvimento de satélites e na área de desenvolvimento de lançadores. 

(Repórter) O presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, senador Zezé Perrela, do PDT de Minas Gerais, também ressaltou os acordos de cooperação na área espacial entre os dois países. De acordo com ele, o Programa de Atividades Espaciais Brasileiro para o período entre 2012 e 2021 prevê uma série de investimentos. 

(Zezé Perrela) e citamos o desenvolvimento de satélites em veículos lançadores da nossa base de Alcântara, que também foi visitada pela delegação francesa. Ainda mais em dezembro de 2012, a presidente Dilma Rousseff firmou declaração conjunta da Presidência Federativa da República do Brasil com o presidente da República francesa, ressaltando a cooperação entre as duas nações na área espacial. 

(Repórter) Os parlamentares da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados também fizeram parte da reunião com o grupo francês de parlamentares para o espaço.
20/03/2013, 06h22 - ATUALIZADO EM 20/03/2013, 06h22
Duração de áudio: 01:57
Ao vivo
00:0000:00