Senado presta homenagem ao poeta e político Ronaldo Cunha Lima — Rádio Senado

Senado presta homenagem ao poeta e político Ronaldo Cunha Lima

LOC: O SENADO PRESTOU UMA HOMENAGEM À MEMÓRIA DO POLÍTICO E POETA RONALDO CUNHA LIMA, MORTO EM JULHO DO ANO PASSADO. 

LOC: A SESSÃO ESPECIAL CONTOU COM A PRESENÇA DE COLEGAS, FAMLIARES E AMIGOS DO EX-SENADOR QUE COMPLETARIA 77 ANOS NESTA SEGUNDA-FEIRA. OS DETALHES, COM O REPÓRTER NILO BAIRROS:  

(Repórter) Ronado Cunha Lima era conhecido como “o Poeta”, e foi com poesia que amigos e colegas lembraram do ex-senador que também ocupou uma cadeira na Academia Paraibana de Letras. Cunha Lima escrevia poemas desde criança, e, logo que se formou em Direito, marcou com versos a defesa de seus clientes, um grupo de boemios que teve o violão apreendido pela polícia. Na petição poética, chamada de “Habeas Pinho”, o advogado Cunha Lima requereu a devolução do instrumento, no que foi atendido pelo juiz, como lembrou o amigo Luiz Vieira: 

(Luiz Vieira) O instrumento do crime que se arrola nesse processo de contravenção não é faca, revólver nem pistola, é simplesmente, doutor, um violão. Um violão, doutor, que na verdade não matou nem feriu o cidadão, feriu sim a sensibilidade de quem o ouviu vibrar na solidão. 

(Repórter) amigos pessoais de Ronaldo Cunha Lima, como os senadores José Agripino, do Democratas do Rio Grande do Norte, e Aloisio Nunes Ferreira, do PSDB de São Paulo, se emocionaram na sessão. E o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, listou algumas das bandeiras do político Ronaldo Cunha Lima: 

(Renan Calheiros) Entre outras lutas, recordo-me bem de sua defesa da transposição do Rio São Francisco para o abastecimento dos estados nordestinos, de sua demanda por aumento da dotação orçamentária do crédito educativo, de sua luta pela cidadania plena das pessoas com necessidades especiais, de sua iniciativa de publicar a constituição brasileira em braile, todas essas bandeiras dignificaram o político Ronaldo Cunha Lima e sua família podem dela se orgulhar. 

(Repórter) Em quase 50 anos de vida política, Cunha Lima foi, além de senador, vereador e prefeito em Campina Grande - sua cidade natal -, deputado estadual e federal pela Paraíba, e governador do estado. Sua trajetória foi destacada também pelos senadores da Paraíba e autores do requerimento que deu origem à sessão, Vital do Rego, Cícero Lucena e Cássio Cunha Lima, que é filho de Ronaldo Cunha Lima.
18/03/2013, 09h00 - ATUALIZADO EM 18/03/2013, 09h00
Duração de áudio: 02:14
Ao vivo
00:0000:00