Casildo afirma que país não investe na prevenção de acidentes climáticos — Rádio Senado

Casildo afirma que país não investe na prevenção de acidentes climáticos

LOC: A NOVA TRAGÉDIA CAUSADA PELA CHUVA EM PETROPÓLIS É MAIS UMA PROVA DE QUE O PAÍS AINDA NÃO INVESTE NA PREVENÇÃO DOS ACIDENTES CAUSADOS PELO CLIMA.  

LOC: A AVALIAÇÃO É DO SENADOR CASILDO MALDANER, DO PMDB DE SANTA CATARINA, QUE TEM UMA PROPOSTA QUE GARANTE MAIS DINHEIRO PARA A DEFESA CIVIL. REPÓRTER LARISSA BORTONI.  

(Repórter) As fortes chuvas deste fim de semana na região serrana do estado do Rio de Janeiro e em cidades do litoral de São Paulo derrubaram encostas, alagaram ruas, deixaram desabrigados e causaram mortes. O senador Casildo Maldaner se preocupa com a repetição dessas tragédias, que, segundo ele, reforça a importância de investimentos em prevenção. O representante do PMDB de Santa Catarina explica que prevenir desastres deste tipo poupa vidas e também dinheiro. 

(Casildo Maldaner) Cada real aplicado em prevenção, já se comprovou no mundo inteiro, economiza-se sete depois na recuperação. Custa sete reais mais caro para recuperar o prejuízo. 

(Repórter) O senador Casildo Maldaner é autor de uma proposta que garante mais recursos para a defesa civil. A ideia, como esclarece o senador, é criar a Contribuição Social para a Defesa Civil e transformar o Fundo Especial para Calamidades Públicas em Fundo Nacional para a Defesa Civil. 

(Casildo Maldaner) Eu tenho aquela proposta do seguro no Brasil e o seguro de qualquer coisa que fizer no município, por exemplo, Petrópolis, no caso, para dar um exemplo que está ocorrendo. O que fizer de automóvel, de uma casa, de uma geladeira, um por cento disso vai para União. Um terço. Um terço vai para a Defesa Civil e um terço vai para Defesa Civil no município onde o seguro foi gerado. Com isso nós vamos ter um movimento para segurar as coisas mais, os recursos vão aparecer e a coisa vai funcionar melhor. 

(Repórter) A cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, é a mais atingida pelas chuvas. A situação é considerada igualmente grave em São Sebastião, no Estado de São Paulo. Segundo informações da prefeitura do município, são mais de mil os desabrigados.
18/03/2013, 06h11 - ATUALIZADO EM 18/03/2013, 06h11
Duração de áudio: 01:47
Ao vivo
00:0000:00