Governo deve enviar ao Congresso projeto da nova política regional — Rádio Senado

Governo deve enviar ao Congresso projeto da nova política regional

LOC: O GOVERNO DEVE ENCAMINHAR AO CONGRESSO, ATÉ O FINAL DE JUNHO, O PROJETO DA NOVA POLÍTICA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
 
LOC: O ANÚNCIO FOI FEITO PELO MINISTRO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, FERNANDO BEZERRA, NA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES:

(Repórter) O desafio, segundo Fernando Bezerra é pensar em políticas que nos próximos dez anos possam viabilizar um país mais igual, mais justo e mais fraterno. A PNDR foi criada em 2007 e o objetivo dela é promover a igualdade no acesso a oportunidades de desenvolvimento entre as regiões. Segundo o ministro, o Brasil, apesar de todos os esforços ainda é um país profundamente desigual. Ele lembrou que embora os desafios em relação ao Nordeste ainda sejam enormes, há muitas dificuldades para promover o desenvolvimento em outras regiões, como a metade sul do Rio Grande do Sul, o oeste de Santa Catarina e o Vale do Ribeira, em São Paulo. Fernando Bezerra ressaltou que pela primeira vez o país convive com crescimento econômico e redução das desigualdades sociais.

(Fernando Bezerra) Porque em períodos anteriores, até mesmo na época do milagre brasileiro, na década de 70 havia crescimento mas a gente não conseguia reduzir o quadro da desigualdade social.

(Repórter) Ele lembrou que a pobreza extrema, que há dez anos se aproximava dos vinte por cento da população brasileira, está quase zerada e que a renda dos dez por cento mais pobres cresceu, nesse período, cerca de 6 e meio por cento. Emocionado, o senador Benedito de Lyra, do PP de Alagoas disse que se os outros governos tivessem se preocupado com o Nordeste, o Brasil seria um País muito diferente.
 
(Benedito) Para nós nordestinos, não nos assustam os números porque ao longo da história desse País o nordestino sempre foi tratado como sub raça, infelizmente. Tanto é verdade que quando se pretende fazer políticas públicas as coisas acontecem. Imaginemos se, por exemplo, os outros governos que passaram por esta república tivessem tido pelo menos uma mínima preocupação com as regiões sub desenvolvidas, com especialidade Norte, Nordeste, tenho certeza de que esse país não era o que é hoje.

(Repórter) O ministério da Integração Nacional vai promover ainda esse mês em Brasília a primeira Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional.
13/03/2013, 01h37 - ATUALIZADO EM 13/03/2013, 01h37
Duração de áudio: 02:07
Ao vivo
00:0000:00