CAS aprova cirurgia imediata reparadora para mulheres vítimas da doença — Rádio Senado

CAS aprova cirurgia imediata reparadora para mulheres vítimas da doença

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS APROVOU A CIRURGIA IMEDIATA REPARADORA DOS SEIOS PARA AS MULHERES VÍTIMAS DE CÂNCER DE MAMA.
 
LOC: O PROCEDIMENTO DEVERÁ SER FEITO LOGO APÓS A CIRURGIA CONTRA O CÂNCER EM HOSPITAIS QUE FAZEM PARTE DO SUS, O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. CONFIRA OS DETALHES NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

(Repórter) A cirurgia plástica deverá ser feita levando-se em conta as condições clínicas da paciente. Se não for possível esta cirurgia reparadora no mesmo momento do procedimento para eliminar o tumor cancerígeno, a paciente deverá então ser acompanhada e passar pela cirurgia plástica assim que suas condições clínicas permitirem. Hoje não existe esta obrigatoriedade por parte do SUS, o que implica numa espera que pode chegar a 5 anos. A demora tem causado doenças depressivas em dezenas de milhares de mulheres. O câncer de mama é o que mais atinge as mulheres em nosso país, como lembrou a senadora Ana Amélia do PP do Rio Grande do Sul.

(Ana Amélia) Dados dos últimos levantamentos do Instituto Nacional do Câncer, mais de 50.000 brasileiras desenvolvem a doença, desenvolveram em 2012.
 
(Repórter)  Este projeto vai ser analisado agora em Plenário, e se for aprovado poderá seguir para a sanção da presidente Dilma Roussef.
13/03/2013, 12h56 - ATUALIZADO EM 13/03/2013, 12h56
Duração de áudio: 00:58
Ao vivo
00:0000:00