Operadores e usuários elogiam proposta de mudança nos portos — Rádio Senado

Operadores e usuários elogiam proposta de mudança nos portos

LOC: OPERADORES E USUÁRIOS ELOGIAM PROPOSTA DE MUDANÇA NOS PORTOS, MAS PEDEM AJUSTES NO TEXTO.
 
LOC: A COMISSÃO ESPECIAL DA MP DOS PORTOS, QUE JÁ TINHA FEITO DEBATE COM TRABALHADORES, VAI CONCLUIR SÉRIE DE AUDIÊNCIAS OUVINDO REPRESENTANTES DO GOVERNO. MAIS INFORMAÇÕES, COM O REPÓRTER NILO BAIRROS: 

(Repórter) Operadores e usuários do sistema elogiaram aspectos da Medida Provisória 595, entre eles o investimento previsto pelo governo para financiar o setor e garantir a dragagem necessária para os navios de grande porte. A previsão de um sistema de medição da qualidade dos serviços também foi bem recebida. Mas as empresas do setor apresentaram algumas críticas à emepê e pediram mudanças. Como salientou o presidente do Instituto de Logística e Suply Chaim, Paulo Fleury, a centralização da gestão dos portos em Brasília está na contramão dos países desenvolvidos.
 
(Paulo Fleury) Não acho que seja o lugar mais adequado para esse tipo de atividade. Brasília nem mar tem. E mais: Porto é uma coisa que tem que entender as necessidades locais, tem que interagir com a prefeitura, com o governo, com empresários, você vai na Europa é assim. Então, esse negócio de juntar tudo aqui acho que vai dar problema. 

(Repórter) Operadores também criticaram a atuação dos governos nos últimos 15 anos. Segundo eles, a dragagem prometida não foi realizada e muitos empresários acabaram fazendo o investimento por conta própria, e sem retorno. O Executivo foi igualmente criticado por não aplicar recursos em ferrovias e hidrovias que poderiam facilitar o escoamento da produção. E para carregar os produtos nos navios, a senadora Kátia Abreu, do PSD de Tocantins, pediu pressa na adoção do chamado Porto 24horas, que prevê órgãos públicos funcionando em tempo integral para evitar filas de caminhões.
 
(Kátia Abreu) De 130º lugar em ineficiência que estão os portos brasileiros entre 142 países, com esse fator nós deveremos melhorar 20 pontos, apenas com o Porto 24horas, que é uma excrescência. Funciona 24 horas a operação, mas os órgãos públicos não funcionam, então estão contratando gente para dobrar turno para que os portos possam funcionar.
 
(Repórter) A MP dos portos, que está em debate na Comissão Mista, recebeu 645 emendas, e ainda precisa ser votada na Câmara e depois no Senado. Para dar mais tempo para a análise, a emepê foi prorrogada por mais 60 dias. Assim, o texto continuará valendo até o dia 17 de maio.
12/03/2013, 07h02 - ATUALIZADO EM 12/03/2013, 07h02
Duração de áudio: 02:09
Ao vivo
00:0000:00