Comissão visita obras de transposição na Paraíba, Pernambuco e Ceará — Rádio Senado

Comissão visita obras de transposição na Paraíba, Pernambuco e Ceará

LOC: A COMISSÃO EXTERNA DO SENADO QUE ACOMPANHA OS PROGRAMAS DE TRANSPOSIÇÃO E REVITALIZAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO VISITOU TRECHOS DAS OBRAS NOS ESTADOS DA PARAÍBA, PERNAMBUCO E CEARÁ. 

LOC: AS DILIGÊNCIAS ACONTECERAM NAS ÚLTIMAS QUINTA E SEXTA-FEIRAS, E TIVERAM A PARTICIPAÇÃO DO MINISTRO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL. REPORTER CELSO CAVALCANTI. 

(Repórter) Durante os dois dias de vista, o ministro Fernando Bezerra detalhou aos senadores o andamento dos projetos, que envolvem uma série de empreendimentos como a construção de diversos canais, barragens e adutoras. A expectativa é que a transposição do Rio São Francisco garanta o acesso à água a mais de 12 milhões de moradores do semiárido nordestino, nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Um dos participantes da comitiva foi o senador Inácio Arruda, do PC do B cearense. Ele lamentou os atrasos que impediram que a obra já estivesse concluída. 

(Inácio Arruda) Nós tivemos algumas dificuldades com a obra, resolver problemas com o Tribunal de Contas, problemas ambientais, tudo o que foi colocado como obstáculo também tinha sua legitimidade, mas o atraso teve grande repercussão, porque criou algumas dificuldades para a obra já estar praticamente concluída, que ela estaria em benefício do...no momento mais difícil que nós estamos vivendo, que é essa estiagem de quase dois anos que nós estamos completando na região do Nordeste setentrional. 

(Repórter) O presidente da comissão de acompanhamento, senador Vital do Rego, do PMDB paraibano, disse que o colegiado buscará contribuir para que as obras sejam concluídas no prazo. 

(Vital do Rêgo) O resultado da ausência de obras estruturantes como essa, é o abandono do campo por falta de perspectivas. Resultado a migração de famílias, principalmente jovens, para os grandes centros urbanos. A comissão vai acompanhar par e passo, para que não haja atrasos. 

(Repórter) De acordo com o Ministério da Integração Nacional, os investimentos na revitalização e transposição do Rio São Francisco chegam a 8 bilhões e 200 milhões de reais. A previsão é de que a conclusão total das obras aconteça em 2015.
11/03/2013, 07h53 - ATUALIZADO EM 11/03/2013, 07h53
Duração de áudio: 01:48
Ao vivo
00:0000:00