Pacto pela Alfabetização na Idade Certa pode ser votado na próxima semana — Rádio Senado

Pacto pela Alfabetização na Idade Certa pode ser votado na próxima semana

LOC: O PLENÁRIO DO SENADO DEVE VOTAR NA PRÓXIMA SEMANA A MEDIDA PROVISÓRIA QUE ESTABELECE O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. 

LOC: OS PARLAMENTARES TAMBÉM DEVEM CONCLUIR A VOTAÇÃO DO ORÇAMENTO DA UNIÃO PARA O ANO DE 2013. CONFIRA A AGENDA DE VOTAÇÕES COM O REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: 

(Repórter) O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa prevê o aumento dos investimentos nos três primeiros anos do ensino fundamental para assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade. Foi o que afirmou o relator da medida provisória, senador Eduardo Amorim, do PSC de Sergipe:

(EDUARDO AMORIM): esperar que as nossas crianças possam realmente ser alfabetizadas até o término do terceiro ano da idade inicial escolar. 

(Repórter) : Um bilhão e cem milhões de reais devem ser liberados neste ano por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Além do apoio financeiro, o Ministério da Educação vai dar suporte técnico aos estados e ao Distrito Federal para garantir o cumprimento do pacto. A medida provisória também assegura a formação adequada dos professores que atuam na alfabetização das crianças. E na terça-feira, os senadores devem concluir a votação do orçamento da união para o ano de 2013. A proposta determina como e onde o governo federal deve aplicar o dinheiro público que arrecada. O projeto começou a ser analisado na madrugada de quinta-feira e foi aprovado pelos deputados, mas falta a votação dos senadores. O líder do PSDB, senador Aloysio Nunes Ferreira, de São Paulo, entende que a análise do orçamento só pode ocorrer depois que o Congresso Nacional examinar cerca de três mil vetos presidenciais. Já o relator da lei orçamentária, senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, avalia que aprovar a proposta na terça-feira é fundamental para o país: 

(ROMERO JUCÁ) “O orçamento é orçamento do Brasil, atende todos os Estados, acho que não deve haver nenhuma comunicação, nenhuma ação de retaliação de qualquer segmento contra o orçamento federal, que foi construído dentro do entendimento com a base do governo e com a oposição, então nós esperamos que nós possamos votar o Orçamento”. 

(Repórter) : O valor total do orçamento da União para 2013 é de dois trilhões, 280 bilhões de reais. A proposta prevê investimentos de 197 bilhões de reais e confirma o salário mínimo de 678 reais, valor que já está sendo pago desde janeiro. 


08/03/2013, 04h30 - ATUALIZADO EM 08/03/2013, 04h30
Duração de áudio: 02:07
Ao vivo
00:0000:00