Lindbergh Farias é o novo presidente da Comissão de Assuntos Econômicos — Rádio Senado

Lindbergh Farias é o novo presidente da Comissão de Assuntos Econômicos

LOC: REPACTUAÇÃO FEDERATIVA E AUMENTO DA COMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA BRASILEIRA. ESSES TEMAS TERÃO PRIORIDADE NOS TRABALHOS DA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS SOB A LIDERANÇA DO NOVO PRESIDENTE, LINDBERGH FARIAS.  

LOC: O SENADOR DO PT DO RIO DE JANEIRO FOI ELEITO NESTA TERÇA-FEIRA PARA PRESIDIR A CAE NO BIÊNIO 2013/2014. PARA VICE- PRESIDENTE FOI ESCOLHIDO O SENADOR SÉRGIO SOUZA, DO PMDB DO PARANÁ. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TÉC: Lindbergh Farias afirmou que o federalismo fiscal brasileiro é uma das questões mais importantes à frente do Congresso Nacional. E destacou que a Comissão de Assuntos Econômicos tem papel primordial na busca de soluções que envolvam o Pacto Federativo, como a reforma do ICMS, a repactuação das dívidas estaduais e municipais, além da redefinição dos critérios de distribuição do Fundo de Participação dos Estados – que deverá ser votado no plenário do Senado em março. 

(LINDBERGH 1) A pluralidade de alíquotas e incertezas jurídicas envolvendo os incentivos do ICMS dificultam a realização de investimentos e criam dificuldades aos empreendedores. A guerra fiscal prejudica a federação. O Brasil precisa caminhar para uma tributação mais concentrada no destino para simplificar o sistema de ICMS e aumentar a eficiência produtiva do país. 

(REPÓRTER) O novo presidente da Comissão de Assuntos Econômicos disse que também terão prioridade os projetos que tratam de competitividade e produtividade, com ênfase nos investimentos em infraestrutura. 

(LINDBERGH 2) Seria um feito muito importante para essa comissão e o Senado Federal no meio desse cenário de crise econômica a gente construir uma pauta própria consensual, com situação e oposição, dentro desse esforço que é de todos, que é do Brasil, que é melhorar a competitividade do nosso país. 

(REPÓRTER) O vice-presidente, senador Sérgio Souza, do PMDB do Paraná, enfatizou a necessidade de reduzir o chamado custo Brasil 

(SÉRGIO SOUZA) O Brasil é muito novo, temos 25 anos pós redemocratização, estabilidade da economia, moeda forte, inclusão social, poder de compra. Agora temos que subir o degrau do desenvolvimento produzindo mais barato e esse será nosso grande desafio no ano de 2013 

(REPÓRTER) Lindbergh Farias anunciou que a Comissão vai promover nas segundas-feiras à noite um fórum de debates sobre os rumos da economia brasileira. A ideia é reservar as reuniões ordinárias de terça-feira de manhã para votação de matérias, realização de sabatinas e audiências públicas com autoridades.
26/02/2013, 01h17 - ATUALIZADO EM 26/02/2013, 01h17
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00