Senado pode fixar comissão mínima de 4% sobre valor das vendas de comerciários — Rádio Senado

Senado pode fixar comissão mínima de 4% sobre valor das vendas de comerciários

LOC: O SENADO PODE FIXAR A COMISSÃO MÍNIMA DE 4% SOBRE O VALOR DAS VENDAS FEITAS POR COMERCIÁRIOS.
 
LOC: ESTA PROPOSTA ESTÁ EM ANÁLISE NA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS E, SE APROVADA, PODERÁ SEGUIR DIRETAMENTE PARA A CÂMARA. REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

(Repórter) O projeto é do senador Ruben Figueiró do PSDB do Mato Grosso do Sul. Ele argumenta que é de conhecimento geral que a regra no comércio é a contratação de comerciários pagando apenas o salário mínimo ou, no máximo, o piso atribuído à categoria. A maior parte da remuneração tem origem nas comissões sobre as vendas, o que torna esta parcela de grande importância no valor final da remuneração. Mas Figueiró também lembra que, principalmente nas grandes empresas, existe a prática do pagamento de comissões de forma diferenciada, o que provoca descontentamento, pois não se tem um valor uniforme mínimo capaz de tranquilizar os empregados, gerando distorções na política salarial. O projeto de Figueiró fixa o valor da comissão em pelo menos 4% sobre o montante das vendas, sem prejuízo de outros benefícios que possam ser bancados pela empresa. O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, afirma ser a princípio favorável a qualquer proposta que signifique um poder aquisitivo melhor para a classe trabalhadora.
 
(Paulo Paim) Eu me lembro que eu usava uma frase que é de um dos pais do capitalismo, Henry Ford, que dizia: o empresário inteligente paga bem seus trabalhadores, que é os trabalhadores que são consumidores em potencial. Quanto mais recebem os trabalhadores, mais a gente bomba o mercado interno, que somos consumidores em potencial.
 
(Repórter) O projeto aguarda sugestões em forma de emendas dos demais senadores e, se aprovado na Comissão de Assuntos Sociais, segue diretamente para a Câmara dos Deputados.
25/02/2013, 02h31 - ATUALIZADO EM 25/02/2013, 02h31
Duração de áudio: 01:30
Ao vivo
00:0000:00