Aloysio Nunes quer debater crise financeira nas Santas Casas — Rádio Senado

Aloysio Nunes quer debater crise financeira nas Santas Casas

LOC: ALOYSIO NUNES QUER USAR AS SESSÕES TEMÁTICAS DO SENADO PARA DEBATER A CRISE FINANCEIRA NAS SANTAS CASAS. 

LOC: O PREJUÍZO DESSAS INSTITUIÇÕES NOS ÚLTIMOS ANOS ESTÁ PRÓXIMO DE 12 BILHÕES DE REAIS, E A PRINCIPAL CAUSA É A DEFASAGEM NA TABELA DO SUS. REPÓRTER LARISSA BORTONI.  

(Repórter) O senador Aloysio Nunes, do PSDB de São Paulo, propôs que tão logo o Senado passe a contar com as sessões temáticas, a crise econômica das santas casas seja debatida. Segundo o senador do PSDB de São Paulo, esses hospitais filantrópicos passam por uma séria crise financeira e de 2005 até agora, a dívida passou de 1,8 bilhão para 11,8 bilhões de reais. O senador lembrou que 57% dos atendimentos feitos pelo Sistema Único de Saúde acontecem nesse tipo de hospital. Além disso, em mais de mil municípios as santas casas são as únicas responsáveis pela assistência médico hospitalar. O senador Aloysio Nunes explicou que existem muitas razões para as dificuldades, mas uma se destaca. 

(Aloysio Nunes) A ameaça vem de vários lados, mas, na origem de tudo, está a defasagem da tabela do SUS, que precisa de reajuste já. Para ontem. De cada R$100 despendidos pelos hospitais filantrópicos no atendimento aos pacientes do SUS, apenas R$65 são ressarcidos pelo Sistema Único de Saúde. Isso vai gerando um acúmulo de déficits que se convertem em dívidas irresgatáveis apresentando a situação de penúria atual. 

(Repórter) As sessões temáticas, nas quais o senador Aloysio Nunes espera discutir o problema das santas casas, foram propostas pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB do Alagoas, para que os senadores possam ter um espaço para se debruçar sobre questões relevantes ao país. O projeto que cria as sessões temáticas deve ser votado em março.
25/02/2013, 05h54 - ATUALIZADO EM 25/02/2013, 05h54
Duração de áudio: 01:48
Ao vivo
00:0000:00