Senadora quer garantir vacina contra HPV para mulheres entre 9 e 40 anos — Rádio Senado

Senadora quer garantir vacina contra HPV para mulheres entre 9 e 40 anos

ASSEGURAR ÀS MULHERES DE NOVE A QUARENTA ANOS O ACESSO À VACINA CONTRA O HPV.  

ESSE É O OBJETIVO DE UM PROJETO APRESENTADO PELA SENADORA VANESSA GRAZZIOTIN, DO PC DO B DO AMAZONAS, E QUE AGUARDA VOTAÇÃO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS. REPÓRTER LARISSA BORTONI. 

(Repórter) A senadora Vanessa Grazziotin informou que o Governo do Distrito Federal vai implantar em março um projeto para vacinar contra Papiloma Vírus Humano, o HPV, cerca de 64 mil adolescentes entre 11 e 13 anos. A senadora do PC do B do Amazonas explicou que o vírus é o principal causador do câncer do colo de útero. Daí a importância da vacinação, que vai custar 18 milhões de reais aos cofres do Distrito Federal. A proposta de Vanessa Grazziotin, que já foi aprovada no Senado, é mais ampla, pois assegura a imunização contra o HPV às mulheres entre nove e quarenta anos. 

(Vanessa Grazziotin) O meu projeto e a iniciativa do Governo do Distrito Federal atendem a uma recomendação da Organização Mundial de Saúde, para que a vacinação rotineira contra o HPV seja incluída em planos nacionais de imunização e a prevenção do câncer do colo de útero e de outras doenças relacionadas ao HPV seja prioridade dentro do sistema de saúde pública. 

(Repórter) Segundo a senadora Vanessa Grazziotin, o câncer do colo do útero é o segundo tumor maligno de maior incidência entre as brasileiras: atinge 18 a cada cem mil mulheres ao ano. A região de maior incidência da doença é a Norte.
22/02/2013, 05h23 - ATUALIZADO EM 22/02/2013, 05h23
Duração de áudio: 01:24
Ao vivo
00:0000:00