Empresa Brasileira de Logística licitará construção de 12 ferrovias — Rádio Senado

Empresa Brasileira de Logística licitará construção de 12 ferrovias

LOC: A EMPRESA BRASILEIRA DE LOGÍSTICA VAI LICITAR A CONSTRUÇÃO DE 12 FERROVIAS POR MEIO DE PARCEIRAS PUBLICO PRIVADAS. 

LOC: A EXPECTATIVA É CONSTRUIR DEZ MIL QUILÔMETROS DE FERROVIA COM ESSA INICIATIVA. A CRIAÇÃO DA EMPRESA FOI APROVADA PELO SENADO NO FINAL DO ANO PASSADO. REPORTAGEM ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC: A Empresa Brasileira de Planejamento e Logística, que teve a sua criação aprovada pelo Senado em novembro de 2012, anunciou a primeira licitação para a construção de ferrovia para a região norte. Além desse trecho, a EPL vai licitar a construção de mais onze ferrovias. Os trechos escolhidos para a construção fazem a ligação de localidades onde existe intensa atividade agrícola e de exploração mineral com portos como o de Santos e Salvador. O senador Clésio Andrade, do PMDB de Minas Gerais, que preside a Confederação Nacional dos Transportes, foi o relator no Senao da medida provisória que criou a EPL. Na opinião do senador, a criação da empresa colabora para ampliar a competitividade do setor. 

(CLESIO ANDRADE): Nas duas últimas décadas se perdeu a visão sistêmica. Acho que o ponto forte, fundamental da EPL além de tudo, dos projetos que representou, é resgatar esta visão sistêmica do transporte, que é fundamental até pra redução de custos e melhoria e eficiência deste sistema. 

(REPÓRTER) O trecho a ser licitado liga a cidade de Açailândia no Maranhão ao porto de Vila do Conde no Pará. A ligação ferroviária vai abrir mais uma alternativa para o escoamento da produção de grãos, minérios e produção siderúrgica na região. A expectativa da Empresa de Planejamento e Logística é construir 10 mil quilômetros de ferrovias pelo país por meio de parceiras público privadas. Os trechos que serão licitados beneficiam os estados de São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
20/02/2013, 02h03 - ATUALIZADO EM 20/02/2013, 02h03
Duração de áudio: 01:41
Ao vivo
00:0000:00