Senadora quer medida para combater concorrência desleal de asiáticos — Rádio Senado

Senadora quer medida para combater concorrência desleal de asiáticos

LOC: O BRASIL REGISTROU NO INÍCIO DESTE ANO O PIOR SALDO DE TODA A HISTÓRIA DE SUA BALANÇA COMERCIAL. O DÉFICIT DE APROXIMADAMENTE 9 BILHÕES DE REAIS ENTRE O QUE O PAÍS COMPROU E O QUE EXPORTOU PREOCUPA A SENADORA ANA AMÉLIA, DO PP DO RIO GRANDE DO SUL.  

LOC: ELA DEFENDEU MEDIDAS PARA COMBATER A CONCORRÊNCIA DESLEAL DE PRODUTOS ASIÁTICOS, ESTIMULAR A INDÚSTRIA BRASILEIRA E AS PEQUENAS EMPRESAS. REPÓRTER GEORGE CARDIM.  

TÉC: A balança comercial brasileira, que é a diferença entre o que o país importa e exporta, fechou 2012 com um superávit de 19 bilhões de dólares. Apesar do saldo positivo, foi o pior resultado do país nos últimos dez anos. E o cenário piorou no início de 2013. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, entre o réveillon e o carnaval, o Brasil já registrou um déficit de quatro bilhões e setecentos milhões de dólares, o que corresponde a aproximadamente 9 bilhões de reais. A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, considerou a notícia preocupante para a economia brasileira. Ela alertou que a enxurrada de produtos asiáticos em nosso mercado está causando o fechamento de empresas e a demissão de trabalhadores brasileiros. Ana Amélia cobrou medidas do governo para combater a concorrência desleal e estimular a indústria nacional. 

(Ana Amélia) O problema pode ser resolvido com políticas de defesa do mercado doméstico, de incentivo a inovação e ao aumento da produtividade e da competitividade. Se essas não forem as escolhas, o Brasil corre o risco de ver ainda sua economia inundado ainda por produtos baratos, às vezes de má qualidade, tendo como resultado número muito pequenos, medíocres até, da nossa balança comercial 

(REPÓRTER) Apesar dos efeitos da crise financeira internacional, o Banco Central brasileiro acredita que o país deve fechar 2013 com um saldo positivo na balança comercial de cerca de 17 bilhões de dólares.
15/02/2013, 00h02 - ATUALIZADO EM 15/02/2013, 00h02
Duração de áudio: 01:44
Ao vivo
00:0000:00