Senadores enaltecem o gesto de Bento XVI de renunciar ao cargo — Rádio Senado

Senadores enaltecem o gesto de Bento XVI de renunciar ao cargo

LOC: OS SENADORES CLASSIFICAM COMO GRANDEZA O GESTO DO PAPA BENTO DEZESSEIS DE RENUNCIAR AO CARGO.  

LOC: O NOVO COMANDANTE DA IGREJA CATÓLICA DEVERÁ SER ESCOLHIDO EM MARÇO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) Depois de oito anos no cargo, o Papa Bento XVI decidiu renunciar ao comando da Igreja Católica. Aos 85 anos, ele alegou que a idade avançada o impede de exercer as obrigações de Pontífice. O senador Paulo Paim do PT gaúcho se disse surpreso com a decisão do Papa Bento XVI. Para ele, o gesto demonstrou grandeza do líder religioso. 

(Paulo Paim) Um gesto que somente os grandes líderes fazem de renunciar a um cargo tão importante como esse quando reconhece que não tem mais a mesma força que tinha quando mais jovem, seja pela saúde ou pela idade. Um gesto como esse lembra Gandhi que deu a vida pela libertação da Índia em relação ao Império Britânico e lembrei de Mandela. 

(Repórter) O senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, afirmou que não esperava pelo pedido de renúncia do Papa. Mas ressaltou que os fieis devem pedir ajuda divina para a escolha do sucessor de Bento XVI. 

(Flexa Ribeiro) Ele ao reconhecer a sua debilidade e de forma modesta se recolher à clausura para continuar ajudando de forma não exercendo o papado, todos nós temos que pedir as bênçãos de Deus para que a partir de março o colégio de cardeais possa escolher um novo representante da Igreja para exercer o papado. 

(Repórter) O senador Aníbal Diniz, do PT do Acre, também elogiou o gesto do Papa. Mas ao destacar que a escolha do sucessor de Bento XVI depende do próprio Vaticano, Aníbal Diniz sugeriu a eleição de um religioso brasileiro para o comando da Igreja Católica. 

(Aníbal Diniz) Se tivéssemos uma opção como esta, certamente seria muito importante para nós do Brasil e para os países latino-americanos termos um Papa que pudesse representar essa Igreja no mundo. No Brasil, já tivemos alguns cardeais cotados no passado. 

(Repórter) Os cardeais de todo mundo começam a se reunir no dia 15 de março para a escolha do novo Papa, que deixa o cargo oficialmente no dia 28 deste mês. A expectativa é de que o Conclave anuncie o nome do novo líder da Igreja Católica antes do dia 24 de março, data em que será celebrado o Domingo de Ramos.
13/02/2013, 05h32 - ATUALIZADO EM 13/02/2013, 05h32
Duração de áudio: 02:25
Ao vivo
00:0000:00