Senadores defendem fim do embargo econômico contra Cuba — Rádio Senado

Senadores defendem fim do embargo econômico contra Cuba

LOC: OS SENADORES ANÍBAL DINIZ E INÁCIO ARRUDA DEFENDERAM O FIM DO EMBARGO ECONÔMICO DOS ESTADOS UNIDOS A CUBA. 

LOC: EM JANEIRO, ELES INTEGRARAM UMA COMITIVA DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES QUE VISITOU A ILHA CARIBENHA E O HAITI. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI. 

TÉC: Aníbal Diniz, que é senador pelo PT do Acre, disse que a visita teve como objetivo aproximar os parlamentos de Brasil, Cuba e Haiti, com vistas a uma maior integração comercial, cultural e humanitária entre os três países. Com relação a Cuba, ele lembrou que há décadas a nação enfrenta graves obstáculos para seu desenvolvimento, principalmente por causa do embargo econômico imposto pelos Estados Unidos. Aníbal destacou que Cuba trabalha, atualmente, na construção do porto de Mariel, obra tocada pela brasileira Odebrecht e em parte financiada pelo BNDES. Segundo o senador, esse empreendimento terá importância estratégica para o transporte de cargas na região do Caribe, e deve ser fator de estímulo para que os norte-americanos suspendam as sanções à ilha. 

(ANIBAL DINIZ) A reflexão durante essa nossa estada em Cuba foi muito interessante porque a gente acredita que se os EUA não suspenderem esse embargo por uma decisão política, certamente vai ocorrer por uma necessidade econômica porque esse porto de Mariel que está sendo construído com ajuda brasileira vai fazer com que os EUA tenham interesses comerciais dentro de Cuba, e com certeza esse embargo comercial vai ter que chegar ao fim em pouco tempo. 

(REPÓRTER) Também o senador Inácio Arruda, do PC do B cearense, defendeu o fim do embargo norte-americano. Ele ressaltou que as relações entre Brasil e Cuba se estendem por vários campos, inclusive o educacional. 

(INÁCIO ARRUDA) Em Cuba nós tivemos a oportunidade de fazer uma reunião com estudantes brasileiros que representam mais de 600 estudantes brasileiros, quase 700 estudantes brasileiros, que buscam com a sua ação, inclusive na política, estabelecer laços entre as faculdades e universidades brasileiras com as faculdades e universidades de Cuba. 

(REPÓRTER) Na mesma viagem, ocorrida em janeiro, os parlamentares da Comissão de Relações Exteriores estiveram no Haiti, onde, entre outros assuntos, discutiram com as autoridades locais a situação dos imigrantes haitianos que vêm para o Brasil.
08/02/2013, 11h19 - ATUALIZADO EM 08/02/2013, 11h19
Duração de áudio: 02:06
Ao vivo
00:0000:00